O curso de Economia Empresarial e Controladoria visa a formar profissionais capazes de detectar, diagnosticar e implementar soluções para problemas econômicos e financeiros, tanto em organizações privadas como públicas.
A Economia possibilita que o Administrador direcione recursos escassos para atingir mais eficientemente suas metas. Neste processo de tomada de decisões é importante saber qual informação é necessária para alcançar melhores resultados.
A economia das organizações apresenta-se como relevante grupo de abordagens teóricas para a análise organizacional. ... Também há um interesse crescente na relação entre competição, cooperação e organizações. Ganha destaque o papel das estratégias na firma e para a firma.
Você sabe o que é economia de mercado? Trata-se de um sistema no qual a economia é controlada por agentes econômicos pertencentes a iniciativa privada. Ou seja, as empresas buscam definir a quantidade de bens produzidos em relação à demanda existente, sem interferência do Estado.
Modernamente os fatores de produção costumam ser denominados recursos empresarias e são os recursos empresariais: 1- Recursos materiais. 2- Recursos humanos. 3- Recursos mercadológicos.
NECESSIDADE HUMANA > RECURSOS OU FATORES Por outro lado, para suprir as necessidades humanas, produzimos bens e serviços. Para isso usamos os “Recursos” que são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. São denominados também como fatores de produção.
substantivo masculino plural Aqueles que fazem alguma coisa; agentes. Elementos que contribuem ou influenciam na obtenção de um resultado; condições, causas. [Matemática] Números que compõem ou são usados numa multiplicação, para obtenção de um resultado (produto): a ordem dos fatores não modifica o resultado.
Os fatores humanos referem-se basicamente às questões ambientais, organizacionais e de trabalho, que influenciam o comportamento no trabalho de forma que podem comprometer a saúde e a segurança dos indivíduos. Ou seja, fatores e características humanas que podem se tornar um comportamento de risco.
A expressão “fatores humanos” é geralmente usada para descrever a interação de indivíduos uns com os outros, com equipamentos e instalações, e com sistemas de gestão. Esta expressão também é usada para descrever como essas interações são influenciadas por um ambiente de trabalho e cultura.
Esse anseio por interação/comunicação deu ao ser humano a capacidade de criar dispositivos (celulares, computadores, notebooks, etc) que são hoje como parte do seu corpo, ou seja, é quase impossível viver sem, dando origem ao termo IHC (Interação humano–computador). ...
Uma maneira simples de entender os fatores humanos é conhecer três aspectos: o trabalho, o indivíduo e a organização, e com isso, pensar em como eles impactam os comportamentos de saúde e segurança.
São agentes de risco físico: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. Para cada tipo de risco é indicada uma limitação permitida. No caso de ruídos, o máximo de decibéis por exemplo.