TCP/IP significa protocolo de controle de transmissão/protocolo da internet (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). TCP/IP é um conjunto de regras padronizadas que permitem que os computadores se comuniquem em uma rede como a internet.
Você já deve ter ouvido falar do TCP/IP. ... O TCP significa Transmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão, em português). Ele tem como objetivo garantir que os dados sejam integralmente transmitidos, na sequência de envio, para os hosts de destino corretos.
Protocolos para internet - TCP/IP
O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores. Pacotes são os blocos de informações enviados na Internet e podem ser considerados como as cartas enviadas pelo serviço de correios.
Em linhas bem gerais - o protocolo TCP divide a informação a ser transmitida em pacotes. Já o protocolo UDP também quebra a informação em pacotes menores mas não tem o cuidado com a integridade ou a correção de perdas.
O UDP é preferido para aplicativos em que a velocidade é a principal preocupação, como transmissões ao vivo, streaming de vídeo, jogos on-line, VoIP (Voice over Internet Protocol) e similares. O TCP é preferido nos casos em que o tempo não é uma grande preocupação.
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
Entre as vantagens do protocolo TCP/IP podemos citar a confiabilidade no recebimento e confirmação dos pacotes, uma vez que estes são assegurados através de métodos dentro da construção do protocolo. Além disso, sua segurança é reafirmada através de sua orientação para a conexão.
Como dito anteriormente, o protocolo UDP é simples se comparado ao TCP, então somente alguns protocolos utilizam o UDP para transporte de dados que são: o TFTP (Trivial File Transfer Protocol), SNMP (Simple Network Management Protocol), DHCP (Dynamic Host Control Protocol), DNS (Domain Name Service).
Na pilha TCP/IP, os dois principais protocolos da camada de transporte são o protocolo TCP (Transmission Control Protocol) e o protocolo UDP (User Datagram Protocol)....Qual a diferença entre os protocolos TCP e UDP?
O TCP é preferível sobre o UDP para transmissão de áudio em tempo real, já que não possui estado. São protocolos da camada de transporte. São protocolos da camada de rede.
No TCP, o protocolo da janela deslizante é usado para envio de arquivos de dimensão superior ao pacote (Max ≈ 64KB). ... O emissor envia um número de pacotes w que representa o tamanho da janela, ou seja, o número de pacotes que podem ser enviados sem qualquer ACK do receptor.
Qual informação é encontrada nas informações de cabeçalho TCP e UDP? Quais características permitem ao TCP a entrega confiável e precisa da transmissão de dados da origem ao destino? (Escolha três.) ... O TCP inicializa os números de seqüência para as sessões. O UDP estabelece o número máximo de bytes a serem enviados.
Three-Way Handshake ou 3-Way Handshake (Handshake de três vias) é responsável pelo estabelecimento de conexões no TCP....Three-Way Handshake – SYN, SYN+ACK, ACK (TCP)
11 Quais são as duas características do User Datagram Protocol (UDP)? (Escolha duas.)...
O cabeçalho TCP inclui um campo de 16 bits chamado de tamanho da janela. Esse é o número de bytes que o dispositivo destino de uma sessão TCP pode aceitar e processar ao mesmo tempo. O tamanho de janela inicial é acordado durante a inicialização da sessão por meio do handshake triplo entre a origem e o destino.
O TCP divide os dados recebidos da camada de aplicação em blocos de tamanho adequado para envio, chamados de segmentos. Quando um segmento é enviado, um timer é ativado, e o transmissor espera o recebimento de uma mensagem de confirmação do destinatário do segmento.
O protocolo TCP O Controle de fluxo do TCP utiliza o mecanismo de janela deslizante, onde o destino deve retornar um aviso de janela (window advertisement) para indicar o tamanho do seu buffer, de forma a regular a quantidade de dados (janela) que o transmissor pode enviar sem receber reconhecimento.
O controle de fluxo no TCP visa evitar que um emissor não afogue um receptor, enviando mais dados mais rápido do que ele possa processar. Quando uma conexão TCP recebe bytes que estão corretos e em sequência ela os armazena em um buffer de recepção para que a aplicação possa processá-los.
Controle de congestionamento TCPEditar O TCP usa controle de congestionamento fim-a-fim. Isto significa que o remetente limita ou aumenta a taxa de entrega de dados para conexão em função do congestionamento percebido por ele, por isso dizemos que o TCP é auto-regulado.
Outra responsabilidade da camada de enlace é o controle de fluxo, pois a máquina transmissora pode enviar quadros mais rápido e o receptor pode não ser capaz de conseguir aceita-los a tempo, podendo perder alguns quadros, mesmo sem haver erros durante a transmissão.
Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional. ... O quinto é a parada do programa de computador.