Os dedos em baqueta de tambor são um alargamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés e uma alteração no ângulo na região de onde surge a unha. Os dedos em baqueta de tambor surgem quando há um aumento da quantidade de tecido mole sob os leitos das unhas.
O baqueteamento digital pode ser hereditário ou acontecer como consequência de doenças graves, sendo principalmente associada a doenças pulmonares, como câncer de pulmão, fibrose cística, asbestose e bronquiectasia, por exemplo.
Na área da saúde, o hipocratismo digital ou baqueteamento digital é um sinal caracterizado pelo aumento (hipertrofia) das falanges distais dos dedos e unhas da mão que está associada a diversas doenças, a maioria cardíacas e pulmonares.
Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.
O leito ungueal fica abaixo da unha e prende a unha ao dedo. A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce. A cutícula prende a parte superior da placa ungueal à pele atrás dela. A lúnula é a forma em meia-lua na base da unha.
Leito ungueal é a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. Estão expostos a infecções. A causa mais comum da doença ungueal é a infecção, que é causada principalmente por fungos (onicomicose) e, com menor frequência, por bactérias.
Significado de Ungueal adjetivo Relativo a unha.
A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés.
Das alterações ungueais a mais preocupantes é a onicólise, isto é, a separação da lâmina ungueal do leito ungueal, que ocorre com maior frequência em tratamentos quimioterápicos a base de docetaxel e paclitaxel.
A onicólise ou descolamento das unhas pode acontecer por diversos fatores. Os mais comuns são a onicomicose (presença de fungos nas unhas) e a onicólise traumática (provocada por atividades manuais ou pelo hábito de limpar a parte inferior da unha, por exemplo).
O problema, cientificamente chamado de onicomicose, deixa a unha amarela, deformada e grossa e pode acontecer nas unhas do pés ou da mão. O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes.
Se a unha já estiver infectada, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um especialista para tratamento adequado. Evite pintar as unhas logo após elas se descolarem, o uso do esmalte em excesso e a unha postiça podem deixar a unha ainda mais frágil.
Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos. Aplique duas vezes ao dia até que a infecção melhore.
Mergulhe os pés e mergulhe-os por 15 a 20 minutos. Após o tempo recomendado, seque bem as unhas e esfregue-as com uma pasta de bicarbonato de sódio. Deixe por mais 10 minutos e depois enxágue. Faça massagens circulares para esfoliar a superfície das unhas e a pele ao redor.
Tratamento para Micose de pele. O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.
1. Micose da pele
A micose de pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.
Micose sempre coça? Coceira é um sintoma comum, mas não obrigatório. Há micoses que não coçam e outras doenças que produzem coceira, embora não tenham nada a ver com fungos. Conclusão: é importante uma avaliação dermatológica.
Quanto tempo demora para a micose sumir? Isso varia de uma pessoa para outra e de acordo com o tipo de fungo, mas há micoses que param de se alastrar com dez dias de tratamento e outras que permanecem até nove meses na pele até serem controladas. Só quem pode estimar isso é o dermatologista.
Por ser uma doença causada por fungos, essa condição é combatida com remédios antifúngicos, que devem ser prescritos por um médico de sua confiança. O tratamento é longo e dura, em média, 60 dias.
Quando fungos atacam a pele, as unhas ou o couro cabeludo, surge a micose. Veja seus diferentes tipos e o que é bom para evitar ou tratar essas infecções. Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo.
Micose ou pano branco Como tirar: Nesse caso, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área a ser tratada é muito grande, envolvendo todas as costas, pode ser necessário tomar um antifúngico oral, como Fluconazol, sob indicação médica.