O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. ... A Espanha ganhou o controle das terras a oeste da linha, enquanto Portugal ganhou os direitos das terras a leste.
Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcação de um novo meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territórios a oeste seriam explorados pelos espanhóis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos.
Dizia que as terras situadas a oeste da linha pertenceriam aos espanhóis e as que estavam a leste seriam de Portugal.
Resposta. só Portugal e Espanha aceitaram, então todos os outros desconsideraram.
O Tratado de Tordesilhas permitiu aos portugueses e aos espanhóis tornarem-se os donos do Mundo. Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas. ... Este acordo demonstrou que o Papa era a principal figura do mundo durante o século XV, pois ele permitiu que Portugal e Espanha dividissem o mundo.
Evitando a deflagração de uma guerra, a Espanha solicitou o papa Alexandre VI para arbitrar a questão. Em 4 de maio de 1493, a Bula Inter Coetera estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas.
Resposta: Acordo que demarcou as áreas de domínio territorial de Portugal e Espanha. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.
Resposta: Ganhou este nome pois foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas. O acordo tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV.
O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país. ... Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.
A União Ibérica iniciou-se por causa de uma crise dinástica que atingiu Portugal no final do século XVI. Tudo se iniciou quando o rei D. Sebastião desapareceu durante a batalha de Alcácer-Quibir, batalha travada entre portugueses e marroquinos em 1578. O corpo do rei português nunca foi encontrado.
b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.
Resposta: Explicação:o. tratado de Tordesilhas foi feito para doar grande parte do território brasileiro para a Espanha. Os europeus contestavam por causa q acreditavam q não renderia muito para a Europa.
Pelo fato de ter sido celebrado apenas entre os Reinos da Espanha e de Portugal é que alguns países da Europa como a França contestavam aquele tratado de Tordesilhas.
Resposta: A França não reconheceu o tratado de tordesilhas que seria dividir as terras descobertas. (América do sul) para Portugal e Espanha. Não somente ela mas mais países contestaram como Inglaterra e Holanda,ou seja, eles não aceitaram.
França
Resposta. As nações que protestaram contra, na verdade, reivindicavam o princípio de posse útil da terra para legitimar a exploração colonial. Mediante tal proposta, os portugueses se viram forçados a intensificar os mecanismos de controle e dominação sobre seus territórios.
Resposta: A França não reconheceu o tratado de tordesilhas que seria dividir as terras descobertas. (América do sul) para Portugal e Espanha. Não somente ela mas mais países contestaram como Inglaterra e Holanda,ou seja, eles não aceitaram.
Resposta. Os espanhóis reconheciam sim o tratado de Tordesilhas, os outros ''países'' que não, na descoberta no novo mundo, as ''potências'' eram Portugal e Espanha, que foram os pioneiros na navegação. ... Por isso eles ''Não respeitaram'' o Tratado de Tordesilhas por um tempo.