O qu cemento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O cemento é uma camada que recobre as raízes dos dentes e é semelhante ao esmalte, mas é menos duro. O cemento ajuda na estabilidade radicular, aderindo-se às fibras que ancoram o dente ao osso alveolar.
Quais são as características do cemento?
Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. ... O cemento também é formado por tecido mineral e orgânico, no entanto é bem menos duro que o esmalte, sendo a parte mais macia da estrutura dentária.
O que dá origem ao periodonto de inserção?
1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).
Quais as estruturas que compõem o periodonto de proteção?
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
São características do cemento celular de fibras mistas?
CEMENTO CELULAR (Fibras mistas) - Mineralização incompleta das fibras de Sharpey. Por esse motivo, nas preparações descalcificadas é possível ver as fibras extrínsecas, mas numerosas nas camadas superficiais que nas profundas. - Apresenta cementóide, que é recoberto por cementoblasto.