Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. ... Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes.
Se for importante aprender o que se ensina na escola, a função da avaliação é possibilitar ao professor condições de compreensão para verificar o nível em que o aluno se encontra, podendo assim, trabalhar com ele para avançar em termos dos conhecimentos necessários.
Mas o mais importante é que se tenha uma avaliação do estado de saúde antes de iniciar a atividade física. ... O objetivo da avaliação é detectar as deficiências, as fraquezas e os pontos fortes do sujeito para que assim o profissional possa prescrever adequadamente qualquer programa de exercício.
A avaliação morfofuncional que objetiva traçar o perfil físico, descobrir possíveis limitações e servir como feedback dos praticantes de atividade física deve ser realizada antes da prática regular de exercícios físicos.
Atividade física para idosos: conheça as 6 mais indicadas
Alguns exames sanguíneos são alterados pelo esforço físico, exemplo: glicemia e dosagem do fator VIII da coagulação. Como os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais que significam condições basais, pode haver diferença nos valores se forem realizados após o exercício.
Conheça os benefícios das atividades mais recomendadas para idosos e dicas para começar a praticar: