O Recibo Provisório de Serviços (RPS), é um documento que tem como função substituir a NFS-e temporariamente. ... Nele, deve constar os dados do comprador, as informações sobre o serviço prestado e o CNPJ da sua empresa, que irá gerar a nota fiscal posteriormente.
O RPS é o Recibo Provisório de Serviços. Documento autorizado pelo Fisco e fornecido pelo contribuinte ao tomador do serviço contendo os dados de uma prestação de serviços que deverão ser informados ou transmitidos posteriormente ao Fisco Municipal quando não for possível a geração imediata da respectiva NFS-e.
Como gerar o Recibo Provisório de Serviço? O RPS deve ser solicitado e autorizado pela prefeitura da sua cidade antes dos eventuais problemas acontecerem. Não existe um modelo único desse documento, pois varia de acordo com cada lugar — consulte a legislação do seu município.
O número de RPS é, basicamente, o número da última nota fiscal emitida por sua empresa, em outro sistema. Baseando-se no exemplo citado acima, assim que uma RPS é gerada e depois, tornando-se uma nota fiscal, geralmente, o número do documento se mantém.
O RPS deve ser emitido no eventual impedimento da emissão on-line da NFS-e. A conversão do RPS nada mais é do que a transformação deste em NFS-e. Esta conversão também será realizada no caso de envio de arquivos de RPS para processamento em lote.
O prestador de serviços deverá converter o RPS em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica até o décimo dia subseqüente ao de sua emissão, não podendo ultrapassar o dia 5 (cinco) do mês subseqüente ao da prestação de serviços.
Você pode encontrar este arquivo e toda a documentação, normalmente, no site da prefeitura. Assim, para emitir o RPS, você vai enviar um arquivo XML envelopado com os dados necessários e exigidos pela prefeitura e receberá um retorno. Para consumir esse retorno, você precisa desserializar o XML de retorno para ler.
Consultar de RPS. Nesta opção o Tomador de Serviços (Quem recebeu o recibo) poderá verificar se o seu Recibo Provisório de Serviços - RPS foi convertido em NF-e. O Prestador de Serviços (Quem emitiu o recibo) deve realizar a conversão do RPS em NF-e até o 10º dia subsequente a emissão do mesmo.
Para baixar o XML da Nota Fiscal (NF-e) pelo CPF (pessoa física ou produtor rural) através da Chave de Acesso é preciso: Primeiramente, acessar o site do Portal Nacional NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br.
As DEMAIS PESSOAS JURÍDICAS E AS PESSOAS FÍSICAS poderão acessar o sistema para consultar as NFS-e recebidas. Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
NF-Eletrônica. Através do item de menu Consulta é possível listar e visualizar, de maneira prática e rápida, as notas fiscais eletrônicas emitidas e as recebidas (emitidas para o seu cnpj/cpf pelos seus prestadores de serviço do mesmo município que também utilizam o sistema).
Como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ?
O serviço é disponibilizado por meio dos sites www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorblindado.com.br. Depois de fazer um cadastro e pagar pela consulta, o cliente fornece o CNPJ da empresa que ele quer pesquisar e recebe as informações, divididas em blocos.
Para acompanhar sua reclamação e o atendimento da empresa, acesse o sistema com seu login ou CPF e senha (Observe que é necessário informar login ou CPF cadastrados, e não e-mail). Ao acessar sua área, clique no botão "Menu", localizado no canto superior esquerdo da tela. Depois, clique na opção "Reclamações".