Em uma de suas Conferências (1917a), Freud declara que o conflito patogênico, isto é, gerador de neurose, é aquele que se dá entre as pulsões sexuais e as pulsões do ego, chamadas também de forças instintuais não-sexuais".
Transfundos das vivências: espécie de palco, de amplo cenário, de contexto geral, nos quais os sintomas podem emergir. O transfundo repercute sobre o sentido, a direção e a qualidade do sintoma emergente; Fuga. Kandinsky, 1914. Sintomas emergentes: são os sintomas específicos vivenciados pelo paciente.
Fazer passar (um líquido) de um recipiente para outro. 2. [Figurado] Espalhar, difundir, derramar.
Patoplastia, por oposição a patogênese, é uma expressão introduzida em 1923 por Birnbaum e que tem sido usada na etnopsiquiatria no sentido de dar à cultura um papel moldador dos quadros psiquiátricos, mas não essencialmente causal.
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KAPLAN, HI. & SADOCK, B. Compêndio de Psiquiatria. 9ª edição.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Por exemplo, você poderia escrever : “O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ( 5 ª edição , American Psychiatric Association, 2013) separa os transtornos depressivos de transtornos bipolares e afins . ” O título do livro seria em itálico no seu texto, eo restante do a citação no texto é colocado ...
Como citar o manual do DSM IV na bibliografia no estilo APA? Para trazer sua referência do manual do DSM IV para a bibliografia no formato APA , comece colocando o nome completo da associação que desenvolveu o manual , seguido pelo nome do manual em itálico e o ano da edição entre parênteses.
A depressão é um transtorno comum que envolve humor deprimido e/ou perda quase completa do interesse ou prazer em atividades que eram anteriormente apreciadas; manifestações somáticas (p. ex., alteração de peso, distúrbios do sono) e cognitivas (p. ex., dificuldade de concentração) são comuns.
Transtorno depressivo maior (depressão unipolar) Caracteriza-se por um quadro de humor deprimido, perda de interesse e de prazer, energia reduzida, diminuição das atividades e, em casos mais graves, sofrimento, melancolia e incapacidade temporária, especialmente quando não tratado.