Misture o aditivo plastificante quartzolit e água limpa, com consumo de 100 ml para cada saco de cimento de 50 kg. Em seguida, misture o cimento e a areia em outro recipiente. Acrescente o líquido (aditivo plastificante quartzolit + água) na mistura de cimento e areia.
Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.
O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.
A água sanitária é um produto de limpeza ótimo para remover o lodo nos pisos de cimento. Dilua duas doses dela em quatro litros de água e coloque na superfície, deixando agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue com uma escova ou rodo e enxágue.
Primeiro a limpeza seca (com vassoura ou aspirador) e depois a molhada (com água). Para limpar piso de cerâmica, esqueça os ácidos como fluorídrico e muriático, que fazem mal a saúde e prejudicam o piso causando manchas na superfície. O procedimento correto é, na aplicação, proteger o piso com papelão.
Tente esfregar os azulejos com uma esponja de aço inoxidável. Raspe o local. Se você tiver algumas manchas grandes, tente raspá-las usando uma chave de fenda para tirar a pior parte e depois passe a esponja de aço.
Para retirá-los, use saponáceo diluído em água e esfregue com uma esponja dura. Em seguida, aplique vinagre branco diluído em água e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar novamente.
Recomendamos a aplicação de vinagre branco (de álcool) e saponáceo cremoso. Aplicar o vinagre puro nas peças, deixar agir por alguns minutos e em seguida esfregar com escova de cerdas plásticas e saponáceo cremoso. Enxaguar.
A clássica combinação vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, pode ser muito útil para limpar pisos de porcelanato, cerâmica e até mesmo alguns de madeira. Nesse caso, o ideal é preparar a solução, aplicar no piso sujo e esperar alguns minutos. Depois disso, basta esfregar com o lado macio de uma esponja e pronto!
Resíduos de argamassa podem aderir rapidamente a qualquer superfície e, depois que isso acontece, é difícil removê-los sem danificá-la. Coloque num borrifador uma solução de uma parte de água para uma de vinagre. Borrife-a nos azulejos, deixe a solução agir por alguns minutos e, por fim, esfregue-os com um pano limpo.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
Por exemplo, uma argamassa de cimento pode ser feito na proporção:
Os azulejos desta parede estão estufados. O primeiro passo é ir “arranhando” o rejunte com a ajuda de uma espátula, estilete ou ponta de uma faca. Esse trabalho exige paciência e cautela tomando o cuidado para que os azulejos, ao soltar, não escorra pela parede e quebre.
O primeiro passo da raspagem é o desengrosso, que retira a resina e nivela o piso. Depois são usadas as lixas mais finas para polimento. “Hoje não se usa mais o pó da madeira e cola para a calafetação, que saía muito rápido. É usada uma massa acrílica da cor do taco ou assoalho, ou colas de poliuretano.