A hérnia epigástrica é causada por um enfraquecimento dos músculos da parede abdominal. Alguns dos fatores que podem contribuir para o enfraquecimento desses músculos são ter excesso de peso, praticar certos tipos de desporto, fazer trabalhos pesados ou fazer grandes esforços, por exemplo.
A hérnia epigástrica surge na linha média do abdômen, na região entre o umbigo e o tórax. As hérnias designam a saída de um órgão da cavidade natural onde está localizado através de uma abertura.
Um exemplo é a hérnia epigástrica, mais comum em homens, com idades entre 20 e 50 anos. A hérnia epigástrica ocorre na linha média do abdômen (Linha Alba), entre o umbigo e o tórax. Ela ocorre quando uma fraqueza dos músculos abdominais permite que os tecidos se desloquem através do músculo.
A doença pode ser identificada por meio de um exame físico realizado pelo médico, mas, em alguns casos, pode ser solicitado um ultrassom ou tomografia para verificar a ocorrência. O tratamento de hérnia é exclusivamente cirúrgico, o que exige profissionalismo e experiência do médico responsável.
Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.
Os sintomas de hérnia estrangulada são:
Cirurgião Geral é o especialista mais indicado!