Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). A partícula alfa é um núcleo de hélio, pois sua estrutura é composta por 2 prótons. No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron.
Num núcleo estável, o nêutron não decai. Um nêutron livre, ou um em um núcleo que tem muito mais nêutrons do que prótons, pode decair emitindo uma partícula beta e um neutrino. A pequena diminuição da massa atômica no decaimento é novamente a fonte de energia cinética das partículas emitidas. ...
A emissão beta , desintegração beta ou decaimento beta é o processo pelo qual um núcleo instável pode transformar-se em outro núcleo mediante a emissão de uma partícula beta. A partícula beta pode ser um elétron, escrevendo-se β-, ou um pósitron, β+. Um terceiro tipo de desintegração é a captura eletrônica.
A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.
Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo.
A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.
radiação gama
O cenário é mais animado quando o próton é submetido, por exemplo, a um campo elétrico: torna-se acelerado e pode se desintegrar. ... O próton pode então transformar-se em nêutron, desta vez pela captura de um elétron, num processo que emite um neutrino, tipo de partícula aparentemente sem massa.
Os elétrons ficam fora do núcleo e tem pequena massa. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
A força nuclear é uma interação que ocorre junto aos prótons e nêutrons do núcleo de um átomo.
Força eletromagnética: Interação envolve prótons e elétrons - UOL Educação.
Força intermolecular Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
A eletricidade e o magnetismo trabalham em conjunto hoje em dia para um melhor funcionamento das tecnologias, etc. (1) Em finalidades práticas é possível criar equipamentos de leitura de correntes elétricas dentre outras funções. ... (3) A resistência elétrica e tensão são unidades que utilizamos bastante no cotidiano.
O mapa que representa as linhas do campo magnético terrestre é chamado de Carta Magnética. A carta magnética é uma importante ferramenta para as áreas em que se faz necessário saber a orientação, como na topografia por exemplo, na navegação marítima e aérea, ou até mesmo nas aplicações bélicas.