Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.
O Controle estatístico do processo (CEP) é uma ferramenta que tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte de nossa estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de produtos e serviços e redução de custos.
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/ ...
Obter o controle de processos de uma empresa pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente se considerarmos todos os procedimentos e funcionários envolvidos. No entanto, manter o controle de processos é essencial para garantir que tudo seja feito da maneira planejada, garantindo a boa execução dos trabalhos.
Os gráficos de controle têm 2 usos principais dentro de uma metodologia de gerenciamento de processos, geralmente sendo úteis como: uma ferramenta para monitorar a estabilidade e o controle do processo; uma ferramenta de análise do processo.
O Controle Estatístico do Processo mais conhecido para nós como CEP, foi criado por Walter Shewhart (1891 – 1967) no início do século 20 e difundido no mundo por Edwards Deming (1900 – 1993) a partir da década de 60 com a aplicação do CEP no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
LIMITES DE CLASSE• Limite inferior (li): o número menor é o limite inferior da classe (4l-6) em que l1 = 4. Limite superior (Li): o número maior é o limite superior da classe (4l-6) em que L1 = 6. l- : este simbolo estabelece inclusão e exclusão para os valores limites de um dado intervalo de classe.
Limite inferior Se o objetivo for maximizar a resposta, defina o valor mais baixo como o menor valor aceitável. Se seu objetivo for atingir um valor específico, você deve definir o valor inferior acima do seu limite de especificação mais baixo para garantir que as observações individuais estejam dentro deste limite.