Aprendeu idiomas, história, etiqueta da corte e religião. Possuía uma energia extraordinária e durante toda sua vida foi ativa na política portuguesa, brasileira e espanhola. Foi esposa de Dom João VI e mãe do Imperador Dom Pedro I do Brasil. Dona Carlota Joaquina retratada com o medalhão de Dom João.
Aranjuez, EspanhaPalácio Real de Aranjuez
Carlota Joaquina (1775-1830) foi Rainha Consorte de Portugal, esposa do Rei Dom João VI. Foi Rainha Consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Carlota Joaquina (1775-1830) nasceu em Aranjuez, Espanha, no dia 25 de abril de 1775. Filha de Carlos IV e de D.
Carlota Joaquina de Bourbonde 17
Esse ambiente favoreceu a multiplicação de pragas: uma infestação de piolhos obrigou as mulheres do navio que levava Carlota Joaquina a raspar os cabelos e jogar suas perucas ao mar. Depois dessas espantosas condições de viagem, aportaram no Brasil os cerca de 50 navios portugueses.
As brasileiras pensaram que era moda na Europa e quiseram usar panos também. O que elas não sabiam é que, durante a viagem, os piolhos obrigaram essas mulheres a raspar a cabeça, e elas preferiram usar turbantes! Foi só em 7 de março de 1808 que o rei chegou com a comitiva de viagem ao Rio de Janeiro.
A comitiva portuguesa chegou ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, desembarcando em Salvador. Após permanecer alguns dias em Salvador, a família real portuguesa partiu para o Rio de Janeiro, desembarcando lá em 8 de março de 1808.