A descoberta do caminho marítimo para a Índia é a designação comum para a primeira viagem realizada da Europa à Índia pelo oceano Atlântico, feita sob o comando do navegador português Vasco da Gama durante o reinado do rei D. Manuel I, entre 1497-1498.
Cristóvão Colombo
Resposta: A rota que dava a volta a África, passando em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, passava no Estreito da Boa Esperança, depois passava em Sofala e Moçambique, ia até Melinde e daí cruzava o Oceano Índico até Calecute ou Goa.
Vasco de Gama
Vasco da Gama
Vasco da Gama partiu de Portugal em julho de 1497, com uma frota de 4 embarcações, e se dirigiu à rota marítima do Cabo da Boa Esperança, ou, simplesmente, rota do Cabo. ... E apesar da relação nada amistosa entre portugueses e indianos, acredita-se que essa primeira viagem às Índias rendeu a Portugal um lucro de 6.
Resposta: Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo.
O plano de Cristóvão Colombo para chegar a Índia era "testar" a teoria de que a Terra é redonda e ao invés de contornar a África para comercializar com a Índia, ir na direção oposta e encontrar a Índia do outro lado, mas Colombo não tinha consciência da existência das Américas, que ficavam nessa rota traçada por ele e ...
Resposta. Porque as rotas que haviam na epoca ja eram dominada pelos arabes e italianos, ou seja , a hegemonia dessas rotas eram dos arabes e dos italianos . Então fez-se necessário novos caminhos para as indias.
1-o plano português era o périplo africano: contornar a África para chegar as índias. 2- tanto a América portuguesa quanto a espanhola eram colônias de exploração, pois os colonizadores só tinham interesse de extrair os recursos naturais da terra e não de colonizá-la.
Em 1951, foi elaborado o Plano Colombo, uma organização dirigida para os países do Sudeste Asiático, ou também, os Tigres Asiáticos, com intenções de reestruturação social. De forma mais clara, seriam empréstimos cedidos aos países asiáticos.
Américo Vespúcio, em uma segunda navegação, o qual notou que não se tratava das Índias, mas de um novo continente que nomearia de América. O primeiro a chegar às índias foi Vasco da Gama em 1494, salvo engano.
>> Colombo tentou chegar ao Oriente, seguindo uma rota contrária, ou seja, em vez de contornar a África na direção do Oriente, ele seguiu em direção ao Ocidente. Acabou chegando a um continente desconhecido dos europeus (a América), achando que estava na Índia.
Resposta. Resposta: Seus relatos e o mapa Ptolomeu.
Empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberta as Ilhas das Caraíbas e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central .
Quanto à rota, Vasco da Gama recomendava o seguinte percurso: Lisboa - ilhas Canárias - ilhas de Cabo Verde. ... A partir de Cabo Verde, convinha fazerem um desvio para ocidente a fim de evitarem os ventos contrários que sopram junto à costa da África. O rei D. Manuel I também deu instruções a Pedro Álvares Cabral.
A rota de navegação de Vasco da Gama foi o contorno da África partindo do porto de Lisboa e ancorando em diversos entrepostos e postos africanos, incluindo-se também o Oriente Médio.
Colombo resolveu fazer uma rota marítima diferente porque acreditava e queria prova a Teoria da Terra Redonda (esférica, na verdade), visto que com esse princípio, seria possível chegar às Índias dando à volta ao mundo pelo oeste.
O rei Fernando V de Aragão (1452-1516) e a rainha Isabel I de Castela (1451-1504) , de Espanha, apoiaram seu plano. Eles contaram com o apoio de banqueiros e outros investidores e forneceram a Cristóvão Colombo três navios (Nina, Pinta e Santa Maria).
Após financiamento concedido pela Espanha, organizou a expedição que o trouxe para a América em 1492. Os historiadores sabem pouco sobre os primeiros anos da vida de Cristóvão Colombo.
Financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias,ele acreditava que se navegasse pelo oriente poderia chegar mais facilmente as Índias onde era grande fornecedora de especiarias ,para que ele tomasse posse..
Vários motivos levaram a Espanha a esse "atraso" na busca de uma rota para o comércio de especiarias que não passasse pelo Mediterrâneo (controlado pelas cidades-estado de Gênova e Veneza), nem pela costa africana, conhecida pelos portugueses até o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul do continente.
olá! no caso podemos afirmar que na época das grande navegações tornou-se necessário buscar novas rotas de comércio da Europa com o oriente, tendo em vista que muitas especiarias vinham de lá e as rotas mias curtas e as principais já estavam dominadas por outros povos.
Resposta. Pois Portugal era geograficamente favorecido por ser banhado pelo Oceano Atlântico, não sofria graves conflitos internos e possuía um rei poderoso e uma burguesia rica. Já a Espanha estava em luta contra os mouros que ocupavam seu território atrasando assim sua busca de novas rotas pelo Oriente.
Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar àsÍndias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.
O marco inicial das navegações espanholas foi à descoberta da América, fato que ocorreu no ano de 1492 e, com isso, a coroa espanhola comprovou a existência de um novo continente, que começou a ser explorado.
A expedição de Fernão de Magalhães foi de grande importância para que a teoria de esfericidade da Terra fosse finalmente comprovada. Em uma viagem que durou três anos, a esquadra desse navegador acabou derrubando a antiga concepção medieval que defendia a ideia de que a Terra era um plano.
Objetivos das Grandes Navegações Expansão territorial e fundação de colônias; Estabelecer rotas comerciais marítimas; Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata; Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante).
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
uma das grandes causas das grandes navegações, foram a expansão comercial e de mercado, que iniciou-se pela Espanha e por Portugal, para expandir a sua influência com as outras localidades e também, para desbravar novas terras, como o descobrimento de novos locais, e tomando posse deles, havendo a colonização mais ...