Significado de Cacosmia Alucinação do olfato que faz com que o doente sinta constantemente cheiros ruins. Etimologia (origem da palavra cacosmia).
O tratamento da cacosmia depende da causa subjacente e pode variar bastante. O tratamento das infecções nasais, por exemplo, é muito diferente dos casos decorrentes de causas psiquiátricas, tumores ou traumas. Em alguns casos, pode ser necessário cirurgia, radioterapia e quimioterapia .
O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.
Uma ótima solução caseira para sinusite é a limpeza do nariz com água morna e sal, pois ela permite que aos poucos a água com o sal dissolva a secreção presa nos seios nasais, facilitando a respiração e diminuindo a dor e o desconforto. Colocar a água para ferver e depois de fervida, deixar amornar.
Para conseguir cessar uma crise de espirros imediatamente o que se deve fazer é lavar o rosto e limpar o nariz com soro fisiológico, pingando algumas gotinhas. Isso irá eliminar a poeira que pode haver dentro do nariz, aliviando esse desconforto em poucos minutos.
3 Remédios caseiros para infecção dos seios nasais
Rinossinusites, traqueobronquites, rinites infecciosas, doença do refluxo gastroesofágico e até gengivite crônica são causas frequentes de odor ruim na respiração. É necessário avaliação médica e exames para o diagnóstico correto.
Outra recomendação da dentista para amenizar o gosto ruim na boca é evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos e manter as visitas regulares ao consultório. “Visite seu dentista a cada 6 meses para uma avaliação e uma limpeza dental”, afirma a especialista.
Como acabar com o mau hálito?
A placa bacteriana (ou biofilme), que se forma naturalmente na boca, é outra condição que contribui para o mau hálito. Daí a necessidade de removê-la frequentemente com a escovação e o uso do fio dental. Outros problemas que afetam a gengiva e os dentes, caso da periodontite, também são causa de halitose.
O amargor que perdura é sinal de má higienização ou de doenças mais sérias. Há diversas causas de boca com gosto amargo. As principais são alterações na cavidade bucal, como as cáries, a gengivite e a presença de saburra lingual.
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
Uma opção eficaz é o alginato de sódio, indicado pelos médicos para esse tipo de tratamento há mais de 30 anos, devido à ação mecânica de conter o conteúdo ácido no estômago.
Como saber se tenho halitose? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.
Teste o seu hálito Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Depois, responda sim ou não para as perguntas seguintes: Você respira pela boca? Fuma?