A roda é dotada de canecas que serão responsáveis pelo giro; o equipamento é instalado próximo a uma pequena queda do riacho, que será movida de acordo com o fluxo do líquido, e acionará a bomba para roda d'água. É a solução para transportar água em grandes distâncias, sem precisar o uso de energia elétrica.
A água corrente passa sob a roda d'água, empurrando as pás, que giram. A água cai, bate nas pás, fazendo girar a roda. No caso desta foto, a roda d'água está sendo usada para irrigar uma área agrícola. Roda d'água horizontal: gira no sentido em que a água bate nas pás.
Quando se deseja aumentar a velocidade de rotação deve-se usar uma polia grande acionando uma pequena. Se, por outro lado, deseja-se reduzir a velocidade de rotação, deve-se utilizar uma polia pequena acionando uma grande, como ilustrado na Figura 8.
A primeira referência a uma roda de água remonta a cerca de 4000 aC Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 dC, é creditado mais tarde com a criação e utilização de uma roda d'água vertical durante a época romana.
A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos data de 3500 a.C. – ou seja, há 5 500 anos – e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque. Isto significaria que a roda deve ter surgido por volta dessa época ou talvez alguns séculos antes.
Energia Elétrica e Potência dos Aparelhos Domésticos Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.
A palavra “cuneiforme” significa “forma de cunha”, que a escrita era usada em monumentos, tabletes de argila, estátuas e rochedos e que escrita cuneiforme era lida da direita para a esquerda, ao contrário da maneira como lemos atualmente no Ocidente.
A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.
A escrita facilitava o controle da produção e do estoque de alimentos, dos rebanhos e de produtos têxteis e, também, possibilitava o registro da contabilidade dos templos e dos palácios reais.
Os primeiros pictogramas eram gravados em tabuletas, pote de argila, em sequências verticais de escrita com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos.
Credita-se aos sumérios a invenção do sistema cuneiforme de escrita (caracteres em forma de cunha), que foi utilizada por toda a Mesopotâmia e povos vizinhos. ... Com o tempo, os cuneiformes passaram a ser escritos em tábuas de argila, nos quais os símbolos sumérios eram desenhados com um caniço afiado chamado estilete.