O aumento da ecogenicidade cortical foi um marcador muito sensível de doença do parênquima renal e correlacionou-se bem com algumas lesões glomerulares e túbulo-intersticiais.
As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais. Juntos, o córtex e as pirâmides da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS.
Introdução: A Doença Parenquimatosa Crônica do Fígado (DPCF) pode ser secundária a um vasto espectro de etiologias que, por distintos mecanismos fisiopatológicos, levam a um estado permanente de lesão ao fígado, com subsequente reestruturação anormal do parênquima hepático.
A hemorragia intracerebral parenquimatosa espontânea (HiP), que se caracteriza pelo sangramento não traumático do parênquima cerebral, continua a ser uma causa significativa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo a segunda maior causa de acidente vascular cerebral (AVC) após os eventos isquêmicos.
As doenças pulmonares parenquimatosas difusas (DPPDs) representam um grande número de doenças (mais de 150), caracterizadas por infiltração celular e extracelular nas regiões acinares dos pulmões, isto é, distais aos bronquíolos terminais. Por definição, doenças de via aérea (p. ex., asma) e da circulação pulmonar (p.
Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Quando existe uma “alteração textural difusa” da tireoide, ao exame de ultrassonografia, significa que todo o tecido da glândula está alterado. Existem algumas situações que podem cursar com este padrão ultrassonográfico.
As alterações da forma podem ser difusas, isto é, toda a glândula apresenta-se com aspecto anormal, ou podem existir nódulos. Os nódulos podem ser sólidos (como um caroço de abacate), císticos (como uma bolha, contendo líquido) ou mistos (sólido com partes líquidas no meio).
No processo inicial, agudo, pode se manifestar com aumento da glândula, bordos arredondados, textura heterogênea e hipoecogênico. O reconhecimento do aumento difuso da tireoide pode ser facilitado pelo aumento da espessura do istmo, que normalmente é uma fina ponte de tecido, menor de 6 mm na dimensão anteroposterior.
Denominação genérica dada às doenças da glândula tiroide.
O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.