É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.
A Guerra de Tróia não foi travada por deuses e semideuses,como diz a lenda. ... Na imaginação dos gregos, o destino do mundo foi decidido diante das muralhas de Tróia. Até os deuses desceram do Olimpo e derramaram seu sangue na tentativa de defender ou arrasar a cidadela do rei Príamo.
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
A guerra é vencida pelos gregos. Existem várias versões sobre o seu fim. Segundo Pausânias, após a morte de Menelau, ela foi expulsa do reino pelo seu enteado, Nicostrato. Foi morar com a rainha Polixo de Rodes, que fingiu ser sua amiga, mas queria vingança pela morte do marido Tlepólemo.
Cavalo de Troia
A Guerra de Troia começou durante o casamento de Peleu e Tétis, no Olimpo: Éris, a deusa da discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e entregou anonimamente aos olímpicos uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição "Para a mais bela". A confusão já estava armada.
Éris (em grego: Ἔρις, transl.: Éris), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha dos reis do Olimpo, Zeus e Hera, fora desprezada por sua mãe por não ter muita beleza. Seu equivalente romano é Discórdia. O oposto grego de Éris é Harmonia, cuja contraparte latina é Concórdia.
Ela se casou com Menelau, rei de Esparta, irmão mais novo de Agamenon, que se casara com uma irmã de Helena, Clitemnestra. Helena, contudo, abandonou o marido para fugir com Páris, filho de Príamo, rei de Tróia.
Jesus: João cura Helena, filha de Pilatos que estava à beira da morte.
agamemnon
Segundo o poeta Homero, a guerra foi causada pelo rapto da rainha Helena (esposa do lendário rei Menelau) por Páris, (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena.
No filme "Tróia" da Warner Bros., Menelau é o velho e frágil marido de Helena , governante de Esparta, e irmão de Agamenon , principal rei de todos os gregos. Páris busca Menelau para um combate corpo a corpo pela mão de Helena. Depois que Páris é ferido, Heitor mata Menelau em vez de deixar Menelau matar seu irmão.
Egisto, seduziu Clitemnestra e convidou Agamemnon para um banquete, onde este foi traiçoeiramente morto. Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra.
Hades era um dos deuses gregos mais temidos da mitologia grega e irmão de Poseidon, Zeus, Deméter, Hera e Héstia. Hades era filho dos titãs Cronos e Reia, e foi um dos que participou na batalha contra seu pai, conhecido por devorar seus próprios filhos.