Anticorpo antiestreptolisina O (ASLO) Valores elevados de ASLO indicam que houve um contato recente com a bactéria Streptococcus. O ASLO começa a se elevar após 1 semana de infecção pelo Streptococcus e atinge o seu pico ao redor da 5ª ou 6ª semana, época em que o paciente já desenvolveu sintomas febre reumática.
O exame ASLO tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O. Caso a infecção por essa bactéria não seja identificada e tratada com antibióticos, a pessoa pode desenvolver algumas complicações, como glomerulonefrite e febre reumática, por exemplo.
Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite.
O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo.
Como identificar o reumatismo nos ossos?