substantivo feminino [Biologia] Suspensão temporária das atividades vitais que possibilita a um organismo (animal ou vegetal) suportar uma longa desidratação; criptobiose.
Os 10 animais mais fortes do mundo
ursos-d'água
Pesquisadores descobriram o segredo genético do animal mais resistente do mundo, uma estranha e microscópica criatura que se assemelha a um urso aquático e é chamada de tardígrado. Um gene específico os ajuda a sobreviver a situações de ebulição, congelamento e radiação.
Em sua maioria, as espécies de tardígrados se alimentam do conteúdo de células vegetais, as quais são perfuradas por seu aparelho bucal que inclui um estilete protusível. Há também espécies de solo que se alimentam de algas, detritos, nematodos e outros pequenos animais (até mesmo outros tardígrados).
ursos d'água
Eles são ovíparos, e o acasalamento ocorre enquanto a fêmea muda de cutícula (sim, eles têm o corpo coberto por uma cutícula, que pode ser mudada até 12 vezes. Por tais características são considerado seres vivos.
São os chamados seres extremófilos, os habitantes dos piores lugares do planeta. Com nutrientes e espaços pouco explorados, os ambientes extremos são tentadores demais para que os seres vivos não descubram um modo de habitá-los. Mas, mesmo para os extremófilos, sobreviver nesses locais não é fácil.
As arqueas possuem uma característica muito marcante, que diz respeito ao seu habitat: vivem em ambientes extremos, quase que incompatíveis com a presença de seres vivos; como em gêiseres e vulcões (termófilas extremas); lagos ácidos e altas concentrações salinas (halófitas extremas); pântanos, ou tubo digestório de ...
O termo extremófilo se refere aos microrganismos que possuem ótimas taxas de crescimento em condições ambientais severas, as quais normalmente são inviáveis para outras formas de vida....Acompanhe neste texto alguns dos principais exemplos e suas curiosidades.
Os extremófilos existem de diversas formas podendo ser procariontes (seres feitos de células simples) ou eucariontes (seres com células complexas), além de serem unicelular (contém apenas uma célula) ou pluricelular (contém várias células).
Poder sobreviver em condições extremas, isto é, condições onde não se espera que nenhum ser vivo normalmente sobreviva, é a grande habilidade dos organismos extremófilos.
Sobrevivendo aos limites extremos - vida em sal saturado Em ambiente natural, os halófilos têm suas proteínas permanentemente expostas a baixa atividade de água e com condições iônicas, o que permitem o alto teor de sal, e consequentemente, possibilita a resistência à radiação e dessecação.