Dentro deste contexto de transparência, o objetivo da conciliação contábil é oferecer um plano de informações confiáveis, que espelhem a realidade contábil de uma organização e possam ser utilizados, sem inconsistências, na análise da realidade patrimonial da companhia e no fechamento de balanços contábeis.
Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período.
Conciliação no Excel de forma manual É necessário criar uma chave única que identifique cada uma, dado que um mesmo número de nota pode ter outra série. Conseguimos isso concatenando os valores utilizando a fórmula: =A2&”-“&B2. Crie um cabeçalho acima desta função e chame-a de Chave, faça o mesmo com a lista 2.
Para processar a conciliação, defina se ela será por fornecedores ou clientes. Após isso, informe o grupo de contas, os fornecedores ou clientes dos movimentos e a conta contábil dos lançamentos. Se informar uma conta sintética, a rotina irá trazer todos os lançamentos das contas analíticas abaixo dela.
Como fazer conciliação bancária: Passo a passo
Alguns dos principais erros são:
A conciliação bancária faz parte do processo de fluxo de caixa da empresa. Então ter o controle de caixa, a conciliação e o registro de informações é parte essencial da Gestão Financeira da empresa.
Como fazer Conciliação de Cartões?
Uma das formas de controlar os recebíveis de cartões de crédito é pela conciliação de cartões. Essa é uma ferramenta muito importante de controle financeiro para evitar divergências entre os valores vendidos e recebidos, verificar se a operação foi realizada corretamente e se a operadora efetuou o pagamento.
Outra maneira de controlar as vendas em cartão é utilizar um software de conciliação de cartões. Um software conciliador de cartões resume esse processo em poucos passos. O sistema busca, através dos arquivos das operadoras, as vendas realizadas e confere as taxas e tarifas cobradas.
Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final.
O estoque final mensura o valor dos bens, dos insumos ou dos materiais disponíveis, seja para utilização ou para a venda, no final de um período contábil de estoques.
CONTABILIZAÇÃO DE COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA Na aquisição de qualquer material para estoque e posterior consumo no processo de produção, como matéria prima, material de embalagens, os impostos incidentes no preço destas mercadorias deverão ser recuperados e compensados em saídas subsequentes.
Na contabilidade, a regularização das divergências entre o estoque físico e o contábil deve ser efetuada mediante registro a débito ou a crédito da conta de Estoques, conforme sejam apuradas faltas ou sobras, respectivamente.
6 práticas para conciliar o estoque de uma loja física e virtual
É possível fazer isso da seguinte forma:
Reconhecimento como Despesa no Resultado A quantia de qualquer redução dos estoques para o valor realizável líquido e todas as perdas de estoques devem ser reconhecidas como despesa do período em que a redução ou a perda ocorrerem.