EQST

Quais Elementos Do Ato Administrativo Admitem A Discricionariedade?

Quais elementos do ato administrativo admitem a discricionariedade?

Assim, é possível concluir que é nos elementos motivo e objeto dos atos discricionários que se encontram a discricionariedade do ato administrativo, a liberdade do administrador e o juízo de conveniência e oportunidade, também denominado mérito do ato administrativo.

Quais os elementos do ato administrativo passíveis de revogação por seu caráter discricionário?

I - Os elementos dos atos administrativos são competência, forma, motivo, objeto e finalidade. II - Os atos administrativos discricionários não são passíveis de revogação pela própria Administração Pública, mas estão sujeitos a controle judicial, inclusive no que tange ao mérito administrativo.

São elementos do ato administrativo exceto?

São elementos do ato administrativo, EXCETO. Finalidade. Forma. Presunção de legitimidade.

Pode ser objeto de delegação?

não pode ser objeto de delegação a decisão de recursos administrativos. a delegaçãopode ser feita a outros órgãos ou titulares hierarquicamente subordinados. o ato de delegação é revogável pela autoridade delegante, desde que decorrido o prazo mínimo de um mês.

Como decorrência da hierarquia existente no âmbito da Administração Pública o órgão superior detém o poder de avocar atribuições de competência exclusiva de órgão a ele subordinado?

Como decorrência da hierarquia existente no âmbito da administração pública, o órgão superior detém o poder de avocar atribuições de competência exclusiva de órgão a ele subordinado.

O que é a edição de atos de caráter normativo?

Atos normativos são aqueles que têm efeitos gerais, atingindo todos os que se encontram na mesma situação por ele regulada. Por exemplo: decretos regulamentares, regimentos, resoluções, deliberações e portarias.