A poesia lírico-amorosa do poeta exibe a figura de musas de maneira romanceada, comparada a elementos da natureza. Traz ainda sentimentos dúbios, onde o pecado e a culpa se mostram presentes.
Poesia encomiástica: São poesias de elogio, de circunstância (festas, homenagens, etc). Exemplo: “Douto, prudente, nobre, humano, afável. / Reto, ciente, benigno e aprazível. / Único, singular, raro, inflexível. / Magnífico, preclaro, incomparável.” (Ao desembargador Belchior da Cunha Brochado).
Movimento Literário O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.
Mais conhecido por suas obras satíricas, em que criticava os hábitos da sua época, o comportamento de alguns membros da Igreja e o modelo de vida colonial, também escreveu poemas belíssimos em que abordava questões subjetivas e religiosas, em que, com seu estilo peculiar, ajudou a difundir esta escola literária da ...
Resposta. Resposta: Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.