LEI Nº 11.
A profissão segue as recomendações técnicas da NBR Nº. aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. ... A profissão Bombeiro Civil é reconhecida e regulamentada pela Lei Federal nº. mas há também normas estaduais e municipais.
Estabelece os requisitos para determinar o número mínimo de bombeiros profissionais civis em uma planta, bem como sua formação, qualificação, reciclagem e atuação. Aplicável para toda e qualquer planta, conforme anexo A.
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº que dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil e dá outras providências.
1.
Direitos do Bombeiro Civil
Quem deseja se tornar um bombeiro civil precisa ter ensino médio completo e concluir um curso de formação de bombeiros civis, com duração de aproximadamente um mês. Costumam-se ser exigidos testes físicos e exames toxicológicos. Também é recomendado que o bombeiro civil possua carteira de motorista.
12 meses
Para tornar-se um médico socorrista, auxiliar ou técnico em enfermagem em emergências médicas é necessário que o indivíduo tenha, no momento da matrícula, no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o ensino médio. Tenha as qualidades necessárias para se tornar um paramédico.
Ser um militar operacional começa com as atitudes que você toda desde cedo em sua vida, muito antes de ingressar em uma Escola de Formação Militar.
Existem três formas de ingresso no Exército Brasileiro: como militar de carreira, mediante aprovação em concurso público de âmbito nacional; como militar temporário, por aprovação em processo seletivo realizado pelas Regiões Militares, e pelo alistamento militar obrigatório.
Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses.
Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Normalmente existe um tempo mínimo exigido para que um soldado seja promovido a cabo, chamado de interstício (por exemplo, 1 ano). O aluno cabo (CFC ou CHC) deve ser audaz, ter voz de comando e dominar todos os movimentos de ordem unida. Além disso dominar o conteúdo de sua qualificação.
Os marinheiros ou soldados que realizam o curso de cabo podem ficar até oito anos.
A função primária de um Cabo na tropa é comandar uma Esquadra composta de 1 Cabo e 3 Soldados e é a menor fração em um exército. Os Cabos também auxiliam o comandante do Grupo de combate que é geralmente um 3° Sargento.