Reúne estudos econômicos relacionadas às atividades de turismo no Brasil e sua participação na economia do país.
O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. ... “Para potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado.
O turismo pode ser considerado uma atividade econômica, pois é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e também por criar diretamente ou indiretamente postos de trabalho. Assim gerando uma grande influência na economia de vários países.
As Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, definem-no como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
O papel deles na cadeia produtiva do Turismo é fundamental, por envolver desde a concessão de crédito para empresas do setor e de outros ramos de atividade até o financiamento de capital para empreendimentos comerciais, revitalização de rodovias, compra de equipamentos e reformas na infraestrutura de estabelecimentos, ...
A Cadeia Produtiva do Turismo é o conjunto de organizações que funcionam como um sistema no qual cada atividade se completa e impacta no mercado e na experiência do viajante.
No turismo, o associativismo apresenta vantagens para os produtores locais e para os visitantes. Um exemplo é a indicação geográfica de procedência, que só é obtida se determinado produto, de fato, marcar-se pelo território, o que envolve vários produtores.
Os principais benefícios encontrados foram a conservação e recuperação dos recursos naturais e do patrimônio cultural, a geração de novas oportunidades de trabalho no meio rural e a redução do êxodo rural.
De acordo com o Ministério do Turismo, turismo rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.
Além de gerar receitas, o turismo contribui para a transformação urbanas das cidades, não só visualmente, mas também com o bom funcionamento dos serviços públicos essenciais, como: abastecimento de água, sistema de esgoto, iluminação e pavimentação de ruas, serviços de assistência sanitária, etc.
Turismo rural: 5 passos para começar o negócio
Nas zonas rurais as diversões costumam ser bem gostosas. Nelas podemos fazer passeios em charretes, andar de pônei, andar a cavalo, tomar banho em cachoeiras e lagos naturais, pescar, assistir a rodeios e vaquejadas, além das festas populares nas pequenas cidades das redondezas.
Viajar para o campo é uma ótima opção para quem busca tranquilidade
Uma atração turística (também chamado de atrativo turístico ou ponto turístico) é um lugar de interesse que os turistas visitam, geralmente por seu valor cultural inerente ou exibido, importância histórica, beleza natural ou artificial, originalidade, porque é raro, misterioso, ou para recreação e diversão.
São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de tornarem-se atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas; museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais; manifestações como música, ...
Incluem-se nesta categoria os eventos religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, gastronômicos, exposições de arte, de artesanato e outros.
Os atrativos turísticos, por sua vez, criam possibilidades para a revitalização da identidade cultural, da preservação dos bens culturais e das mais ricas tradições. Em suma, as atividades turísticas geram mecanismos de sustentabilidade e espaços propícios às expressões culturais.
O turismo cultural, a melhor maneira de viajar e conhecer o mundo. Se existe algo que define um país e que o torna único, a resposta é a sua cultura. Ver sua arte, viver as suas tradições, provar sua gastronomia e passear pela sua história são, indubitavelmente, o melhor guia para descobrir um país.
O turismo cultural começou a ser reconhecido como uma categoria de produto turístico distinta nos finais de 1970, quando os investigadores do turismo perceberam que algumas pessoas viajavam especificamente para conhecer a cultura ou a herança de um determinado destino (McKercher e Cros, 2002).
O turismo histórico-cultural é tido como um fenômeno social, produto da experiência humana, através do turismo cultural os centros receptores da demanda turística ofertam aos seus visitantes o lazer, entretenimento e, consequentemente, as trocas culturais, durante a sua permanência e convivência temporária, com membros ...