Cheques irregulares Motivo 33 – Divergência de endosso (significa que o cheque emitido é de um banco mas por engano foi depositado em outro, indica-se reapresentação do cheque para o banco correto).
Quando o retorno da consulta apresentar “Cheque com outras ocorrências”, o cheque pode já ter sido liquidado ou compensado, ou possuir alguma outra ocorrência não prevista nas descritas na Resolução 3.
COMO SABER SE MEU NOME ESTÁ NO CCF?
Para utilizar o serviço basta acessar o site www.chequelegal.com.br e preencher o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor do cheque e o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.
O CMC-7 é uma seqüência numérica impressa na parte inferior do cheque em código de barras. Ele é mais um item de segurança do cheque que deve ser impresso com toner MICR (Magnetic Ink Character Recognition).
O CMC7 é um código com informações bancárias do cliente e se localiza na parte inferior da folha de cheque.
Em geral, você pode encontrar o número da conta em um cheque localizando o seguinte símbolo: ⑈. Os dígitos imediatamente antes desse símbolo são o seu número de conta. Por exemplo, veja a imagem no topo desta página, onde o número da conta é realçado em amarelo (ou veja uma imagem maior).
A primeira banda contém 8 algarismos e é composto pelo número do Banco, código da agência e dígito verificador. A segunda banda tem 10 algarismos composto pelo Código da Câmara de Compensação, número do cheque e Tificação do cheque (5–Comum 6–Bancário 7–Salário 8–Administrativo 9–CPMF).
14 Obriga-se pessoalmente quem assina cheque como mandatário ou representante, sem ter poderes para tal, ou excedendo os que lhe foram conferidos.
Cheque Final: Se for consultado um único cheque, o sistema automaticamente repete o número do cheque inicial.
Se o cheque for “legal”, vai aparecer na tela uma seta verde; caso contrário, aparecerá um “X” vermelho, juntamente com as ocorrências do cheque. O sistema mostra as informações validadas pelo banco emissor do cheque, podendo haver alteração em sua situação após a data ou mesmo a hora da consulta.
Entre em contato com o banco Antes de mais nada, entre em contato com o seu banco para descobrir as informações sobre o cheque que foi devolvido. Com a microfilmagem e o histórico do cheque, você poderá saber o número da folha, o valor pago e a data. Assim, será mais fácil descobrir quem recebeu o cheque.
O processo de acesso é bastante simples, apenas é necessário colocar o CPF do emissor e de quem está consultando e o código CMC7 do cheque. ... A consulta busca informações sobre cheques roubados, cancelados, extraviados e sustados, por meio do CPF e CNPJ.
De acordo com a nova norma, o cheque devolvido no âmbito da Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) deve estar disponível para o cliente que o depositou em até 1 (um) dia útil, após o fim do prazo de bloqueio, na agência em que o cheque foi acolhido.
Basicamente são dois motivos (espécies): motivo 11: quando o cheque volta pela primeira vez e pode ser reapresentado; motivo 12: ocorre quando o documento é depositado pela segunda vez e não possui saldo na conta do emitente.
Localiza-se então a conta corrente a qual o cheque foi depositado, e clica-se no botão Incluir (Figura 1). Preencher os dados de Emissão, Data Vencimento, Descrição, o numero de documento, a Operação é saída (-), o valor do cheque, e marca-se a opção “Cheque Devolvido”.
Prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e.
R$0,35
Como faço pra retirar um cheque depositado e devolvido? Caso veja no seu extrato que um cheque foi devolvido, agora você pode retirá-lo na mesma agência em que o cheque foi depositado. O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 20h.
Boa Noite! Em se tratando de Cheques sem fundos, ou seja, a inclusão no CCF, deve-se entrar em contato com a pessoa e/ou empresa para qual você emitiu o cheque, caso não consiga, procure a agência bancária na qual você possui o talonário.