O acúmulo de esmegma é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pênis. A cautela deve ser redobrada em homens que não operaram a fimose, já que facilita o acúmulo de sujeira. Sabonetes comuns (de pH 7, que é neutro) são os mais indicados para a higiene íntima.
É recomendado que a higiene seja feita três vezes ao dia no máximo, de preferência com água, sabonete neutro e usando somente os dedos, pois eles oferecem maior mobilidade na hora da limpeza, o que é muito importante para lavar o clitóris e retirar todo o esmegma, um resíduo branco.
A maneira certa, segundo orienta a especialista, é lavar bem a vagina externamente, tomando cuidado para higienizar as “dobrinhas”. Para isso, é preciso afastas os pequenos e grandes lábios, e também a pele que fica em volta do clitóris, que pode acumular secreções.
“A acidez do abacaxi e de outras frutas cítricas contribuem para o pH ácido que torna a região íntima da mulher saudável. Além disso, por ser uma fruta rica em água, os fluídos vaginais são diluídos e ficam menos concentrados, amenizando o odor e o gosto”.
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de babosa pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
O consumo do suco de babosa em excesso pode causar distúrbios gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. O seu uso prolongado poderá causar prisão de ventre porque o intestino pode ficar dependente da ação laxante deste suco. Além disso, pode causar irritação renal.
A babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma planta utilizada medicinalmente desde a Antiguidade. Seus princípios ativos se encontram no gel, a sua famosa baba, já a casca é potencialmente tóxica.
Principais sintomas Vermelhidão; Descamação; Irritação; Presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas.
A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.