O açafrão é um clone geneticamente monomórfico originário do Sudoeste da Ásia e cultivado pela primeira vez na Grécia. O provável precursor silvestre do açafrão croco doméstico é o Crocus cartwrightianus, originário de Creta ou Ásia Central.
Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente. Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.
Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.
Efeitos colaterais do açafrão
O açafrão é mais usado em receitas salgadas, como pratos à base de arroz (fica ótimo no risoto), sopas e ensopados, cozidos de grãos com legumes e carnes, peixe e frango preparados em assadeiras fundas, com caldos saborosos, e na tradicional bouillabaisse, uma sopa/cozido de diversos pescados, típica da França.
O consumo de chá de açafrão pode trazer benefícios. Como antiinflamatório, a curcumina pode ajudar a reduzir os sintomas mais proeminentes de artrite. A curcumina melhora a função imune com propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antivirais e antibacterianas.
Se os fios estiverem levemente úmidos, asse novamente em fogo baixo por mais 20 minutos (mexa a cada 5 minutos). Em seguida, deixe o açafrão atingir a temperatura ambiente no forno. A cúrcuma deve estar bem seca e crocante. Você também pode usar um desidratador para secar o açafrão.
Fazendo o pó de cúrcuma: Pode-se secar os rizomas no sol, e guardá-los assim, para utilização posterior ( é só depois processá-los para virar pó ). Eu gosto de processar eles frescos, fazer uma pasta, e depois desidratar – assim já consigo em dois dias ter potinhos cheios de pó de cúrcuma para usar à vontade.
Primeiramente, é preciso separar os rizomas, retirando as raízes com uma faca de aço inox. Nesse momento, são eliminados os rizomas, que serão usados para o preparo do corante. Os rizomas do açafrão devem ser lavados para retirar a terra aderida. Após a lavagem, eles são postos em uma tela para escorrer a água.
Guarde a cúrcuma em pó em um pote hermético. A cúrcuma guardada durará um ano, ou até mais. Guardar a cúrcuma em um pote hermético para usar depois é a melhor maneira de mantê-la fresca.
A colheita pode ser feita apenas no segundo ano de cultivo se, por exemplo, os preços estiver- em baixos. O açafrão não colhido no primeiro ano rebrota no início das chuvas e vegeta por mais um ciclo. No segundo ano, apresentará rizomas de maior tamanho e qualidade e maior produtividade.
90 dias
No começo do ano, entre fevereiro e março, desabrocham as lindas flores brancas que duram vários dias. Pouco depois, quando abril já vem anunciando um vento frio, as folhas começam a perder a graça e o viço, para ficarem amareladas entre maio e junho. É hora de pegar na enxada.
PRODUÇÃO - o tempo para colher o gengibre varia de sete a dez meses, o que ocorre entre junho e agosto.
A produtividade da cultura da cúrcuma é influenciada significativamente pela época e densidade de plantio, sendo maximizada no plantio em 20 de novembro e espaçamento de 0,30m entre plantas na linha de plantio e 0,80m entrelinhas.
Para cultivar seu próprio açafrão, você precisará de um pedaço do rizoma da planta (a raiz gorda ou o tubérculo) com gemas (olhos). Se você optar por plantar o açafrão em vasos, escolha um modelo grande, de boca bem aberta, com profundidade de cerca de 50 cm, porque a planta precisa de espaço para se espalhar.
Você também pode fazer sua própria cúrcuma em pó. Coloque os rizomas recém-limpos em uma panela e cubra-os com água, leve-os para ferver e cozinhe até que você possa facilmente furá-los com um garfo (dependendo do tamanho, isso pode levar de 45 a 60 minutos ou mais).
Ao efectuar as nossas pesquisas, em busca de formas de combater o mal de Alzheimer, descobrimos que existem 3 tipos de Açafrão.