Passos para resolver conflitos
6 dicas de como lidar com conflitos na empresa
As crises existenciais são períodos de instabilidade emocional que podem ocorrer em qualquer momento da vida. Elas se caracterizam, principalmente, por conflitos internos carregados de dúvidas, melancolia e solidão.
O mediador de conflito deve ser imparcial, flexível, mantendo a confidencialidade a fim de ser efetivo nessas situações. O gerenciamento de conflito feito pelo enfermeiro gestor deve ter aplicação de quatro estratégias: dominação, acomodação, compromisso e solução interativa dos problemas, de acordo com cada situação.
A partir do conhecimento da filosofia da instituição e dos objetivos propostos, administração em enfermagem é a elaboração de um plano de ação com a finalidade de assistir de maneira integral e da melhor forma possível o paciente. E o planejamento e a organização da assistência a ser prestada.
Gerenciamento de custos em enfermagem é um processo administrativo que visa o controle de custos e a tomada de decisão dos enfermeiros para uma eficiente racionalização de recursos disponíveis e limitados, sem perder o propósito de atender às necessidades dos clientes e da instituição (CASTILHO; LIMA; FUGULIN, 2016).
Assim, mesmo o conflito sendo um choque ou antagonismo entre elementos ou ideias oponentes, quando bem gerenciados os conflitos são úteis as organizações.
De acordo com Hampton (1991), “conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses”.