Em sistemas operacionais Windows, o prompt de comando é um programa que emula o campo de entrada em uma tela de interface de usuário baseada em texto com a interface gráfica do usuário (GUI) do Windows. Ele pode ser usado para executar comandos inseridos e realizar funções administrativas avançadas.
Lista de todos os comandos do prompt de comando do Windows
Para executar CHKDSK:
chkdsk /r -> Localiza setores defeituosos no disco rígido e tenta repará-los. chkdsk /f -> Corrige os erros do disco. Para executar esses comandos, digite no executar > chkdsk /f/r tecle [Enter], pressione [S] e novamente pressione [Enter]. Reinicie o PC.
Clique no “botão Iniciar” e no menu escolha “Computador”. Na nova janela, clique com o botão direito do mouse no disco com problema, no menu suspenso escolha “Propriedades”. Clique na aba “Ferramentas”, no 1º item “Verificação de erros” clique em “Verificar Agora”.
Se houver setores defeituosos lógicos no seu disco rígido, você poderá repará-los usando o comando CHKDSK. CHKDSK é um utilitário interno do Windows usado para verificar a integridade do disco e corrigir os erros lógicos encontrados, incluindo setores defeituosos.
Parte 1. Como reparar arquivos corrompidos do disco rígido externo?
Usando o DISKPART para reparar partições em um pendrive no Windows
Parte 1 - Como Reparar HD ou HD Externo Corrompido?
Conecte o HD externo ou a unidade USB ao seu computador com Windows 10/8/7 e inicie o MiniTool Partition Wizard. Clique com o botão direito do mouse na unidade externa que possui um MBR danificado e clique na opção Reconstruir MBR.
- Escolha opção 1: MBR (Master Boot Record) Tools... - Após carregar, aparecerá no topo da tela, um gráfico em DOS com a informação da partição 0 do HD; - Escolha opção 3: Reset EMBR área to zero, Y, enter; - Escolha opção 4: Reset MBR to zero, Y, enter.
Como podem ocorrer erros na MBR ou até mesmo ela pode ser sobrescrita durante a instalação de um novo sistema operacional, é uma boa prática que façamos o backup da mesma para corrigir esses problemas. Neste comando foram utilizadas as seguintes opções: if: informa o caminho de seu HD.
Portanto, baixe o Hiren's Boot CD e grave-o em um CD ou DVD ou crie um pendrive de reparação. Uma vez feito isso, inicie o computador a partir da mídia onde o Hirens Boot CD foi gravado e uma vez que ele for carregado, selecione a opção “Dos Programs > Hard Disk Tools > ViVard 1.
Para isso, basta extrair os arquivos compactados e inserir um CD virgem na drive de gravação. Selecione todos os arquivos do Hirens Boot e com o botão direito do mouse faça “Enviar Para” > Unidade de DVD- RW (D:) > Inicie a gravação do CD. Se optar pelo Hirens BootCD PE, será necessário gravar o conteúdo em DVD.
O Windows oferece uma ferramenta que verifica e repara os setores danificados do seu HD, conhecida como “chkdsk”. Ela marca os bad blocks físicos como setores ruins e não salva mais nada lá, além de corrigir os eventuais erros de software.
Veja uma lista de programas para o HD e faça-o voltar a funcionar!
Primeiramente você deve fazer o download do programa que vamos usar no tutorial chamado HDD Regenerator. Depois de feito o download e instalado execute o programa. Click nela assim você permite abrir uma pagina do seu navegador para atualizar o HDD Regenerator.
# 1. Verifique os bad blocks do HD WD com o EaseUS Partition Master Free
Abra Computador e clique com o botão direito do mouse no disco rígido que você deseja verificar para setores defeituosos e selecione Propriedades. Na janela Propriedades, clique em Ferramentas e clique em Verificar agora na seção de Verificação de erros.
Em discos de armazenamento, esse defeito é conhecido como bad block, que é um defeito físico na superfície do disco rígido que não pode ser recuperado. ... Quando isso acontece, é melhor fazer um backup de seus arquivos e adquirir um novo HD o mais rápido possível.
O que você pode fazer para remediar o hd é providenciar um backup e com um gerenciador de discos como o aomei partition manager reduzir o tamanho do disco até pouco antes deste setor falecido, caso mais apareçam o que vai restar é descartar este hd e providenciar um novo. Todo HD tem vários blocos de reserva.
Se seu HD apresentar algum setor amarelo ou vermelho, vá para a aba Error Scan e então pressione Start. O programa irá executar um scan completo do seu HD, para identificar setores defeituosos. Os pontos em vermelhos são os bad blocks encontrados.
Partículas de poeira também podem causar bad blocks! Lembre-se sempre de limpar as peças do seu computador ou notebook para que problemas relacionados a sujeira não ocorram. O que acontece é que uma partícula de sujeira pode impedir que a agulha gire perfeitamente, danificando seu disco quando ela passa por cima.
Para isso, abra a página Meu computador e clique com o botão direito no ícone do HD e, vá para Propriedades. Na janela que será aberta clique em Ferramentas (na aba da segunda linha). Feito isso, na opção de Verificação de erros, selecione o botão Verificar.
A seguir estão os sinais de alerta comuns de um SSD no fim da vida:
Leia a Seguir
A janela que surgir mostrará as unidades de armazenamento de dados existentes em seu computador. A coluna Tipo de mídia indica em qual categoria se enquadra cada dispositivo: SSDs são identificados como Unidade de estado sólido; HDs são identificados como Unidade de disco rígido.