Portando, se quisermos medir uma corrente de até 10A devemos conectar a ponta de prova no primeiro borne. No caso de corrente muito baixa, de mili ou micro ampere, deve-se usar o segundo borne e para as demais medições como por exemplo tensão, resistência e continuidade, deve-se usar o quarto borne.
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.
Medindo Tensão com Alicate Amperímetro Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Chave Teste
Chave Teste, Pra Que Serve E Como Funciona?
Uma chave teste digital é utilizada para medição direta ou indireta de tensões neutro e fase, entre 12V e 220V. Para fazer uma medição direta, encoste o dedo no contato da medição e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir. O símbolo e o valor da tensão serão mostrados no display.
Encoste a ponta da chave teste no terminal do fusível. Se a chave teste acender, o fusível está funcionando. E) Para testar soquetes de luz (brake-lghts, etc...). prenda a garra jacaré em algum ponto terra ou no chassis e encoste a ponta da chave no componente que deseja testar.
Usando dessa propriedade, dá para testarmos a tensão de uma tomada residencial, com uma simples lâmpada de 220 V. Se ao colocarmos essa lâmpada na tomada ela acender forte, a tensão é 220 V, se acender fraquinho é porque a voltagem da tomada é 110 V.
Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
Valor: R$ 49,00 no cartão ou R$ 45,00 à vista em dinheiro.
De maneira bem simples este botão permite que o IDR seja testado, o procedimento é seguir as seguintes etapas:
Ligue o multímetro digital. Conecte o fio preto na entrada "COM" ou "Comum" e o vermelho na entrada com a letra V e um símbolo de ferradura (Ω). Assim você vai medir precisamente a voltagem do disjuntor. Multímetros podem ser comprados em lojas de ferragens ou on-line.
Disjuntores e dispositivos DR também tem sua vida útil estimada em manobras. Em condições normais de operação, com desarmes ocasionais de proteção, esses equipamentos podem resistir tranquilamente a 25 anos ou mais de operação.
Assim como o carro, o tempo de vida de uma instalação depende da sua utilização e manutenção, mas , em geral, se uma instalação elétrica é dimensionada para trabalhar fria (sem sobrecarga) e com pouca intervenção, ela deveria ser substituída a cada 30 anos.
A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.
Quando o chuveiro está ligado por pouco tempo e o dispositivo de proteção desarma, pode ocorrer devido ao aquecimento dos cabos, por serem mal dimensionados ou está havendo um curto circuito.
Causa mais comum: A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
O curto-circuito ocorre em razão do aumento repentino da tensão no circuito elétrico. ... Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.
(Enem) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada. ... Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 V, em uma residência, possua três posições de regulagem da temperatura da água.
Um curto-circuito, seja ele em casa ou em ambientes comerciais, pode causar danos dos mais variados tipos. Os principais são queima de equipamentos, tais como geladeira, televisão, máquinas em geral, etc. ... Casos mais específicos de curto-circuito podem levar até à morte, caso um pessoa tome um choque.