O óleo de menta pode ser pingado dentro de chás desde que a temperatura deste seja morna ou fria. Tomado na proporção de duas gotas para um copo de água, funciona como expectorante. Não o utilizar em caso de asmas e bronquites já que estas pacientes devem se afastar de cheiros fortes.
Pode ser usado em inalações, banhos ou aplicado em massagens no peito e costas (diluído) para: Descongestionar o nariz. Acalmar a tosse. Aliviar dores de cabeça causadas por gripes, resfriados e sinusites.
Alguns óleos essenciais ainda possuem ação mucolítica, broncodilatadora, expectorante e antialérgica. Para obstrução nasal, podem ser utilizados os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto globulus, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.
Chá de hortelã Um bom remédio caseiro para rinite crônica é a inalação do vapor do chá de hortelã-pimenta, porque ele possui propriedades que ajudam a facilitar a saída das secreções nasais.
5 remédios para rinite alérgica
Esse fator associado à hipersensibilidade, ao ambiente seco e a ácaros, acaba agravando crises de rinite e prejudicando o sono”. Com isso, a pessoa passa a acordar com mais frequência durante a madrugada, uma vez que o nariz fica obstruído e há o incômodo da coceira.
É o caso da rinite alérgica — um processo inflamatório da mucosa do nariz, com sintomas muito incomodativos e que costumam se agravar na hora do sono, devido à poeira e aos inúmeros ácaros existentes principalmente nos colchões e travesseiros.
Sinusite crônica A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Por exemplo, ao acordar de manhã, a diferença de temperatura da cama aquecida e a do ar frio do quarto ou do banheiro pode fazer com que algumas pessoas que têm rinite alérgica tenham crises de espirros, obstrução nasal ou coriza.
Como aliviar a rinite alérgica e prevenir novas infecções?
Normalmente os espirros constantes e as crises de espirro ao acordar são causadas por fatores alérgicos, e por isso se a pessoa possui asma ou rinite, maiores são as chances de sofrer com espirros frequentes.
“O contato com o ar frio é irritante para a mucosa nasal e pode desencadear a coriza, obstrução nasal. Para quem tem rinite alérgica, onde a mucosa nasal já está inflamada, a reação ao frio pode ser ainda pior”, explica a otorrinolaringologista Renata Di Francesco. A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz.