Incompatibilidades. Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.
Qual a Melhor Memória RAM DDR4? [Ranking]
Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.
Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo: 8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.
Experimente aumentar um pouco a tensão de memória e a tensão do IMC, para permitir frequências mais altas. Seja cauteloso ao forçar tensões mais altas. Faça isso em pequenos incrementos e fique atento a todos os avisos emitidos pela placa-mãe. Diminua a frequência para um nível mais baixo e tente novamente.
Para isto, acesse o “Painel de Controle”, “Sistema” e entre na guia “Avançado”. Na opção “Desempenho”, clique em “Configurações” e acesse a guia “Avançado” e na opção “Memória Virtual” clique no botão “Alterar”.
Abra o menu “Iniciar” do Windows e digite na barra de pesquisa “cmd” Em seguida, digite ou cole o comando “wmic memorychip get speed” e aperte em “enter” Assim, você terá a frequência compatível com o seu modelo de notebook. Neste caso, a frequência da memória RAM é de 1333 mHz.
10 formas de liberar espaço no seu PC Windows
Para ativar o XMP a primeira coisa a ser feita é reiniciar o computador e acessar a BIOS. No caso desse modelo da placa-mãe que estamos utilizando, a opção para encontrar o XMP é a primeira, Advanced Memory Settings. Agora vamos até a sessão Extreme Memory Profile (X.M.P), repare que está Disabled (desabilitado).