crossorigin="anonymous">
2.
A hidrografia de Rondônia é formada por três bacias principais (bacia hidrográfica do Rio Madeira, bacia hidrográfica do Rio Guaporé/Mamoré e bacia hidrográfica do Rio Ji-Paraná ou Machado) e uma bacia secundária (bacia hidrográfica do Rio Roosevelt ou Rio da Dúvida).
Com km², a bacia do rio Machado é a maior em extensão, abrangendo 33 municípios.
A vegetação típica do estado, assim como dos demais da região norte é a Floresta Amazônica, caracterizada pelo clima úmido, possui fisionomias distintas quando da presença de água em suas margens e até mesmo em áreas permanentemente alagadas.
O relevo de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. A região norte e noroeste, pertencente à Planície Amazônica, situa-se no vale do rio Madeira e apresenta área de terras baixas e sedimentares.
A composição vegetal no estado é, reconhecidamente, formada por oito tipologias características, que se dividem em varias fisionomias, as quais passam a caracterizar:
Quando a atualização do Zoneamento for lei, teremos mais dois biomas no Estado de Rondônia: – o cerrado e o pantanal. Surgirá uma nova economia no Estado, o plantio de florestas, com reserva legal de 35% da área, igual ao Mato Grosso e Goiás.
Domínio Amazônico
O ponto mais alto de Rondônia está localizado na Serra dos Pacaás Novos, com altitude de 1.
O território de Rondônia possui um relevo predominantemente plano, típico de áreas de planície. As áreas mais elevadas estão concentradas na porção sudeste do estado, na região da chapada do Parecis, assim como na porção noroeste, devido à serra dos Pacáas Novos.
A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades o extrativismo vegetal e mineral, a agricultura e a pecuária. O Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia em 2007 foi de 15 bilhões, o que corresponde a 0,56% da riqueza gerada em todo o país nesse período.
Estado de Rondônia completa 39 anos concretizando sonhos acalentados desde 1960.
Rondônia, que viveu os ciclos da borracha, da garimpagem mineral, e atualmente o das hidrelétricas do rio Madeira, faz aniversário neste dia 4 de janeiro. A data comemora a instalação festiva do novo estado brasileiro, 38 anos atrás. Com 1,78 milhão de habitantes, terceiro estado mais rico da região Norte.
Quatro estágios marcam sua História: o da Madeira-Mamoré (1912/1972), o do Território (1943/1981) do Guaporé (em 1956 Rondônia), o da abertura da rodovia BR-364 (1961) – no traçado da linha telegráfica implantada pelo Marechal Cândido Rondon e o Estado, criado a 22 de dezembro de 1981 pela Lei Complementar 41 assinada ...
Tal desenvolvimento levou o território ao status de estado a partir de 1982. Em seu primeiro ano, o estado era constituído por 13 municípios, incluindo a capital, Porto Velho.
Recém-alterado o nome de Guaporé para Rondônia, em homenagem ao marechal Cândido Rondon, o “novo” território federal comemorava a conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol em 1958 [Estocolmo, Suécia] pela seleção brasileira, quando o general Jaime Araújo dos Santos se despedia de Porto Velho.
Com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, pela Lei de 17 de fevereiro de 1956 passou a se denominar Território Federal de Rondônia, em justa homenagem ao sertanista Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).
Ele foi desmembrado por meio de um decreto no ano de 1943, quando então foi criado o Território Federal do Rio Branco. No ano de 1962, o estado foi então denominado Território Federal de Roraima e começou a ser considerado um estado por meio da Constituição Brasileira de 1988.
A criação de Porto Velho aconteceu no dia 2 de outubro de 1914, através da Lei 757, assinada por Jonatas Pedrosa (na época governador do estado do Amazonas). Porém só em 24 de janeiro de 1915, o município recebeu a nomeação oficial do superintendente da cidade e dos membros do Conselho Municipal.
Ideal para quem procura diminuir a correria do dia a dia, Rondônia é tranquilo e oferece qualidade de vida. Isto porque o estado é rodeado de terras verdes e que contam com importantes políticas de preservação do meio ambiente, tornando o estado ainda mais paradisíaco!
A Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 52 municípios.