As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.
Resposta. As bandeiras paulistas abrangem três fases:ciclo do ouro de lavagem,ciclo da caça ao índio(bandeirismo de apresamento)e grande ciclo do ouro. Estas bandeiras,além de procurar riquezas minerais escravizavam Índios e combatiam os negros que haviam fugido das fazendas.
As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. - As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
As diferenças são, basicamente, as seguintes: As entradas eram expedições financiadas e apoiadas pela Coroa e tinham como objetivo expandir o território. As bandeiras eram expedições de iniciativa privada que tinham por objetivo lucrar (encontrando minas de ouro, por exemplo).
Bandeirismo apresador - buscava capturar os índios (gentios) para negociá-los como escravos; Bandeirismo minerador - também chamado prospector, seu objetivo era encontrar pedras ou metais preciosos; Bandeirismo de contrato - responsável pelo combate aos índios e negros (estes nos quilombos).
Surgido no século XVII, consistia na organização de expedições (bandeiras de contrato) lideradas por bandeirantes que partiam para o interior do Brasil para capturar negros foragidos e combater tribos indígenas rebeladas e quilombos.
O impacto que as bandeiras tiveram sobre os povos indígenas foi extremamente negativo, visto que os bandeirantes caçavam, escravizavam e abusavam dos povos indígenas de maneira desumana, como se fossem seres inferiores.