Origem da lenda O primeiro registro que se tem do boitatá é de 31 de maio de 1560, em um relato escrito pelo padre jesuíta José de Anchieta. Na sua menção, José de Anchieta falou de um fantasma que os índios chamavam baetatá, definindo-o como um “facho cintilante” que os matava, assim como era do feitio dos curupiras.
Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. ... O folclore manifesta-se por mitos, canções, ritmos, danças, festas, crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e por isso devem ser preservados.
Corpo-seco (também conhecido como Unhudo) é uma lenda que faz parte do folclore brasileiro e ibérico. É descrito como um cadáver ressequido que é expulso da terra como punição por pecado excepcionalmente grave. Em histórias em que o espírito deixa o corpo-seco, é também chamado de Bradador.
Entrevista: Manu Dieguez, a Luna de “Cidade Invisível”, fala sobre relação com Marco Pigossi e segunda temporada da série - TodaTeen.
A Netflix confirmou nesta terça-feira (2) que a série "Cidade Invisível" (2021) irá ter uma segunda temporada.
No dia 17 de julho é comemorado o Dia do Protetor de Florestas, também conhecido como Curupira. Essa figura do folclore é conhecida pelos seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás.