A AMAS é produzida por um "mergulho" no campo magnético terrestre sobre grande parte do Brasil e, por consequência da América do Sul. É causada pelo fato do centro do campo magnético do planeta estar deslocado em relação ao centro geográfico por 450 km, aproximadamente.
Ao interagir com o campo magnético — que é a “bolha” de proteção da Terra —, a radiação não nos atinge diretamente. Entretanto, a anomalia cria uma espécie de cavidade invisível que aproxima o cinturão de Van Allen da superfície terrestre.
A causa provável disso foi o evento conhecido como “Laschamp”, quando houve uma inversão dos polos magnéticos da Terra e que durou menos de mil anos. ... Afinal, um aumento de raios cósmicos, devido ao campo magnético enfraquecido, produziria mais carbono-14 na atmosfera, que seria incorporado nos tecidos das árvores.
A inversão dos polos magnéticos da Terra, somada a um colapso temporário do campo magnético terrestre há cerca de 42 mil anos, pode ter desencadeado uma série de mudanças ambientais, tempestades solares e a extinção dos neandertais, de acordo com um novo estudo.
Um dos efeitos mais dramáticos seria o forte enfraquecimento do campo magnético um pouco antes da troca, o que tornaria a Terra mais vulnerável à radiação resultante de eventuais tempestades solares.
O vórtice polar é um fenômeno climático que ocorre o tempo todo: são ciclones que se formam nos polos, na região da média e da alta troposfera (região mais baixa da atmosfera) e da estratosfera. ... Esses ciclones permanentes ficam mais fortes e mais amplos durante o inverno, perdendo força no verão.
Os ciclones tropicais mais devastadores da história