É a sigla em inglês para Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código identificador único de um produto, e é utilizado para controle do estoque.
Ao contrário do código de barras, por exemplo, o SKU pode ser identificado por uma pessoa de maneira lógica. Não há a necessidade de um leitor específico para alguém saber a qual mercadoria o SKU refere-se. Em muitos casos, empresas utilizam os dois itens como forma de identificar o produto.
3 Dicas para criar códigos SKU
Um código SKU é único para cada empresa, pois ele é criado de forma interna. ... O código de barras EAN sempre terá uma sequência numérica limitada a 13 dígitos, já o código SKU é compostos por números e letras, além de poder se estender e sofrer alterações com o incremento de mais elementos alfanuméricos.
ACódigo de barras GTIN (antigo código EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária, como por exemplo a unidade de venda no varejo. GTIN poderá ser GTIN-8 (antigo EAN-8), GTIN-12 (antigo UPC), GTIN-13 (antigo EAN), GTIN-14 (antigo DUN-14).
Realize uma busca: acesse o site de um marketplace e digite o EAN do seu produto na página de busca. Caso aquele código já tenha sido registrado, você verá o produto correspondente nos resultados e saberá que está fazendo o cadastro adequadamente.
O do Brasil, por exemplo, é 789. Logo, pegou um produto na mão, olhou o código de barras, começa por 789 = Brasil. Código do Fabricante: em seguida, aparece a sequência de números que identificam a empresa que produz o produto. O conjunto pode variar de quatro a seis dígitos, dependendo de quantos produtos ela fabrica.
Como gerar um código EAN e UPC?
O código é formado por uma série de barras verticais escaneáveis e uma sequência numérica. Ele foi criado por uma empresa americana e, no início, possuía apenas 12 dígitos. A versão atual, utilizada no mundo inteiro, tem 13 dígitos — com exceção apenas de EUA e Canadá, que utilizam o código UPC.
O código UPC-A/EAN13 é composto de 12 dígitos mais um último dígito verificador. ... O leitor pode ler errado dois dígitos de forma a um erro compensar o outro no cálculo do digito verificador, porém esta probabilidade e de aproximadamente uma entre um trilhão de leituras. Ou seja, ou o leitor lê corretamente, ou não lê.
Como cadastrar um produto, gerando o código automaticamante:
O sistema mais comumente utilizado para codificar produtos é o EAN, um código composto por 13 dígitos, formado pelo país + empresa + produto + dígito de controle. Esse é o modelo de controle utilizado pelo código de barras definido pela GS1.