Como soldar os componentes eletrônicos Limpe bem a área e passe a pasta de solda. Agora, com o ferro de solda ligado, estanhe a ponta dele. Provavelmente vai ficar um pouco de excesso, então remova com a esponja. Então toque o ferro de solda no lugar a ser soldado, e encoste o fio de solda.
Para dessoldar a junção, posicione uma malha de dessoldar sobre a o ponto de soldadura existente e pressione sobre a malha com um ferro de soldar. Uma vez que a solda derreta e flua para a malha, remova a malha da junção. Repita o mesmo procedimento nos terminais restantes.
Encoste a ponta do ferro de soldar na junção entre o terminal do componente e a “ilha” do circuito impresso. Mantenha a ponta nessa posição e encoste a solda no ponto a ser soldado (e não à ponta do ferro de soldar). Espere que a solda derreta e envolva a conexão.
Coloque uma pequena quantidade de solda na ponta do soldador, pois isso facilita a transferência de calor. Encoste a ponta do soldador na junção entre o terminal do componente e a “ilha” do circuito impresso. Mantenha a ponta nessa posição e encoste a solda no ponto a ser soldado (e não à ponta do soldador).
Coloque a ponta do ferro de solda para que esquente o componente e a placa. Segure no lugar até que a solda derreta, o que deve levar de um a cinco segundos, dependendo do tamanho do componente e da quantidade de solda. Remova a solda.
Você também sabe qual é a aparência da solda fria, então, a maneira mais comum é olhando a placa e analisando ela. Você pode analisar a olho nu, com uma lupa, lupa de bancada ou até microscópios. A solda fria pode parecer opaca, esbranquiçada e convexa ou deformada.
O procedimento é o mesmo: com o pincel, passe um pouco de pasta de solda nas duas partes que serão unidas. Logo em seguida, encoste o ferro de solda e o estanho em cada uma das peças.
Use uma chave de fenda para quebrar pequenos pedaços da solda. Coloque a parte plana da chave de fenda em cima do pedaço que você deseja quebrar. Com firmeza, mas com cuidado, bata com o martelo no topo da chave de fenda para quebrar a solda em pequenos pedaços.
A solução do problema da solda fria é simples, geralmente pode ser reparada pela simples re-aquecimento com um ferro de solda quente até que a solda se torne liquida e a rachadura desapareça por completo.
A primeira coisa a se fazer é passar um pano grosso ou uma esponja umedecida (alguns ferros de solda já vêm com uma esponja para limpeza) em água destilada na ponta do ferro de solda. É preciso esfregar até eliminar toda a sujeira, e não esquecendo de manter o ferro de solda quente durante o processo.
Para usar, basta acender o isqueiro e deixar a ponta do fio ficar bem quente, avermelhadinha. Então, desligue o isqueiro e use o fio de estanho, aquele arame próprio para soldas. Encoste-o no fio quente para que ele derreta e faça o conserto aí na sua humilde residência.
Dê três voltas de fita isolante no isqueiro e posicione o fio de cobre na posição certa. Fixe-o usando mais fita isolante – e não economize na quantidade, pois ela servirá para isolar o calor. Ao acender o isqueiro, a parte amarela da chama deve coincidir com a ponta do fio de cobre, que será seu moldador caseiro.
Com todas as dicas preliminares em mente, é hora de colocar tudo em prática:
níquel
Dicas de como fazer uma solda MIG perfeita
geralmente é causado por baixa corrente de soldagem (amperagem), abertura excessiva da junta (raiz muito grande), bitola de eletrodo muito grande para o tamanho do entalhe, arco muito longo e velocidade de soldagem muito rápida. ... Habilidade na regulagem da máquina de solda é essencial para evitar esse problema.
Proteção da solda a Arco elétrico com eletrodo revestido A ação de proteção do arco produzida pela fusão do revestimento é desenvolvida de duas formas: Parte do material produz gases que envolvem a poça de fusão enquanto que o restante se transforma em escória que recobre o material durante sua solidificação.
Efeito da Tensão Elétrica na Soldagem A tensão faz com que a corrente elétrica prossiga circulando, mesmo depois que o eletrodo é afastado da peça, fazendo com que o arco elétrico se mantenha. O arco produz alta temperatura, fundindo o material do eletrodo e da peça, formando a solda.
O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão. Argônio ou mistura argônio/hélio podem ser utilizadas para soldagem de todas as ligas.
Cádmio. A soldagem de ligas que contêm cádmio irá expor o trabalhador ao risco de concentrações elevadas de fumos deste metal.