1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. ... 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som), essas sílabas podem se juntar em uma única.
A medição de versos obedece às seguintes particularidades: Sinalefa: Junção de duas sílabas numa só, por elisão, crase ou sinérese. ... Crase: Fusão de vogais iguais. Sinérese: Contração de duas vogais contíguas em um ditongo.
Verificado por especialistas. A divisão silábica gramatical diz respeito à separação das sílabas de uma palavra de acordo com as regras gramaticais. Já a divisão silábica poética não respeitas as regras da gramática, pois a separação é feita de acordo com o som das palavras e com o modo como a pronunciamos.
O fenômeno da separação das sílabas métricas (sons) chama-se “escansão dos versos”. Sendo assim, as sílabas métricas contam-se a partir da sonoridade, ditada por elisões e outras figuras gramaticais. Todo verso de forma fixa passa, obrigatoriamente, por este processo, que é diferente no caso das sílabas gramaticais.
Redondilha é o nome dado, a partir do século XVI, aos versos de cinco ou sete sílabas — a chamada medida velha. Aos de cinco sílabas dá-se o nome de redondilha menor e aos de sete sílabas, de redondilha maior.
Variedade métrica que consiste em versos decassilábicos heroicos (acentuados nas 6. ª e 10. ª sílabas).
Utiliza-se a medida nova (versos decassílabos distribuídos em dois quartetos e dos tercetos) e o amor é visto, como fazia o poeta Petrarca na Itália, associado a contradições, sendo as mais célebres entre a vida e a morte e a água e o fogo.
Observe-o e responda: Quantos versos essa forma poética tem? Como esses versos são dispostos nas estrofes? Resposta: O soneto tem 14 versos, dispostos em 2 estrofes de 4 versos, chamadas quartetos, e 2 estrofes de 3 versos, chamadas tercetos.
Influenciado pelo dolce stil nuovo, “doce estilo novo”, em tradução livre, que aprendera na Itália, Sá de Miranda introduz à literatura o gênero do soneto decassílabo, que ficaria conhecido como “medida nova”, em oposição à “medida velha”, a das redondilhas (cinco ou sete sílabas métricas).
Classicismo em Portugal Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal.