Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas.
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
- Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ). ... - Carbono insaturado: presença de uma ligação dupla - denominada de pi (π) - ou tripla entre carbonos.
Cadeia normal é quando só existem carbonos primários e secundários, isto é, possuem apenas duas extremidades. Já a cadeia ramificada possuem mais de duas extremidades e podem ter carbonos terciários ou quaternários.
Cadeia aberta, acíclica ou alifática: é uma cadeia aberta que possui duas extremidades ou pontas não possuindo portanto um ciclo ou anel em sua composição. Cadeia cíclica ou fechada: não possui extremidades ou pontas sendo unidas pelos seus átomos formando um ciclo ou um anel.
Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.
Ramificações em hidrocarbonetos se referem às espécies orgânicas que aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas também são conhecidas como Grupos orgânicos substituintes.
b) Existem dois substituintes ligados na cadeia principal, que são os dois grupos metila. Na química orgânica, comumente, ocorre a utilização das fórmulas de linhas, em especial, como uma ferramenta de simplificação da notação das substâncias.
No Ensino Médio, também se costuma estudar as ramificações que estão ligadas à cadeia principal somente por meio de uma ligação simples, que são denominadas monovalentes. Nesse ponto é interessante saber a diferença entre um radical orgânico e um substituinte.
Etil denomina-se uma ramificação que contém 2 carbonos, logo dietil, significa que terei duas ramificações desta, logo 4 carbonos. Metil denomina-se uma ramificação que contém apenas 1 carbono, logo terei 1 carbono.
Significado de Ramificação substantivo feminino Ato ou efeito de ramificar, dividir em ramos. [Botânica] Divisão do tronco de uma árvore em vários ramos. Parte de um todo que se divide: ramificação de uma empresa. Subdivisão de uma via férrea em vias secundárias; ramal.
Alcanos são hidrocarbonetos de ligações simples. Para identificar um alcano ramificado, a cadeia de carbonos deve ter apenas ligações simples. Primeiro você dá a ramificação, depois adiciona o prefixo (met, et, prop, but...), depois o infixo (an, in, en, dien... ... Com isso temos um alcano ramificado.
Os alcenos, que também podem ser chamados de alquenos ou olefinas, tratam-se de hidrocarbonetos alifáticos, ou seja, de cadeia aberta, e insaturados, apresentando uma dupla ligação entre dois carbonos da cadeia principal. ... A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza.
Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é CnH2n-2.
Podemos citar como exemplo de alceno os seguintes compostos: 1-Buteno: CH2 = CH – CH2 – CH3. Propeno ou Propileno: CH2 = CH – CH3. 2-Buteno: CH3 – CH = CH – CH3.
Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas. Exemplos: Etino, Propino.