Transtorno depressivo maior (muitas vezes chamado depressão maior) Transtorno depressivo persistente (distimia) Outro transtorno depressivo específico ou inespecífico.
Transtorno caracterizado pela ocorrência repetida de episódios depressivos, sendo o episódio atual de moderada gravidade, tal como descrito em F32. 1, na ausência de qualquer antecedente de mania.
O transtorno depressivo é caracterizado quando há humor deprimido na maior parte do dia e acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades.
As mudanças de humor no indivíduo possuem causas multifatoriais como por exemplo, situações estressantes na vida do sujeito, perda de um ente querido, episódios de raiva entre muitos outros, pois a causa dessas mudanças de humor dependem também da intensidade em que a pessoa vive essas situações.
Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos.
É um benefício assistencial de um salário mínimo por mês (R$ 1,045, em 2020) pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ter direito.
Todas as pessoas podem requerer o LOAS BPC? As pessoas que têm direito de receber o BPC, são os idosos acima de 65 anos ou o deficiente que comprove não ter meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão: