V - Agora sim podemos calcular a vazão do rio pela fórmula (Q = 0,8 x A x V). Então, no nosso exemplo, a vazão é Q = 0,8 x 0,24m² x 2 m/s = 0,384 m³/s. Sabemos que 1,0 m³ = 1000 litros então, multiplicando o resultado por 1000 achamos a vazão em litros por segundo. No exemplo, Q = 384 litros/segundo.
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado.
A velocidade (do flutuador ou "V") é o espaço por ele percorrido (distância entre piquetes ou "e"), dividido pelo tempo (t) cronometrado nesse trecho. Admite-se que essa velocidade seja a mesma da correnteza à superfície do rio. Se a distância foi de 10 metros e o tempo 5 segundos, teremos: V = 10/5 = 2 m/s.
Fazer isso é relativamente simples: basta pesquisar a média de consumo do carro e o valor médio do combustível. Com esses dados em mãos, divida o preço pelo consumo. Se o valor do combustível é de R$ 3,90 por litro e o consumo é 10 km/L, a conta fica: 3,90 / 10 = 0,39. Ou seja, cada quilômetro custa R$ 0,39.