Resumindo, na pedagogia liberal: o professor é o dono do saber, e o aluno é o único responsável pela aprendizagem e pelo seu fracasso. Na pedagogia progressista: o professor caminha com o educando, e o aluno pode modificar a própria realidade a partir do processo de compreensão, reflexão e crítica.
O processo ensino-aprendizagem deve ser a interação entre a pessoa que ensina (professor) e o que aprende (aluno), sendo que ato de ensinar e aprender acontece entre a relação dos sujeitos humanos, relacionamento esse que envolve afetividade, atenção e uma boa comunicação.
Nesse sentido, o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem no ensino fundamental vai mais além do que passar conteúdo, mas também na transmissão de valores, o que além formar futuros profissionais, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.
Por sua vez, o conhecimento escolar corresponde ao tipo de conhecimento produzido pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico mais amplo, produção essa que se dá em meio a relações de poder estabelecidas no aparelho escolar e entre esse aparelho e a sociedade (p. ... 1293) define por conhecimento útil.
O professor inicia a relação professor-aluno na EAD e possui habilidades tecnológicas e de comunicação para implementar efetivamente a educação à distância. ... O professor fornece ambiente, materiais e orientação para a aprendizagem colaborativa, grupos de discussão interativos, aprendizado individual e pesquisa.
Verificado por especialistas A relação aluno-professor tem sido alvo constantemente do mal comportamento dos alunos, oriundo de uma base educacional baixa familiar, resultando em atitudes de intolerância e violência nas escolas.
Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
O papel do professor no ensino EAD tem como função mediar e criar situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos, mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais. Este profissional desempenha um papel social ao fazer o contato inicial com a turma.
De acordo com Grangeat, o professor deve ensinar e mediar as situações envolvidas no processo de aprendizagem, a fim de que o aluno possa fazer uso, nos diversos âmbitos, e seja capaz de ter uma aprendizagem não fragmentada.
Para ser um professor EAD é necessário ter uma graduação do tipo licenciatura na área que será ensinada. Algumas instituições de ensino também exigem pós-graduação no momento de escolher um profissional e oferecem treinamentos específicos para tutoria.
De forma geral, a Base Nacional Comum Curricular tem como maior objetivo instituir uma regulamentação que norteia os currículos das escolas em todos os estados e municípios do Brasil. A BNCC, portanto, coloca em curso o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê para a educação.