A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV. ... Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.
São Brás
4 formas práticas de tirar espinha de peixe da garganta
Apesar de parecer algo banal, quando se engole uma espinha de peixe, ela atinge o esôfago, causando riscos de complicações graves, dependendo do tamanho e formato da espinha. Os sintomas são salivação excessiva, dificuldades para engolir, dor e desconforto.
O que fazer quando alguém se engasgar com espinha de peixe
Com o punho fechado, faça leves pressões nas costas do peixe para soltar a espinha da carne. Pequenos estalos podem indicar a quebra da espinha, o que não é o ideal. Portanto, maneire na força. Depois disso, vire o peixe e passe a faca levemente por baixo da espinha que ficou solta.
Passando a faca pela espinha dorsal do peixe, você vai sentir as costelas encostando na faca. Após passar pelas costelas, corte pelo lado de baixo do peixe e continue na direção da cauda, permanecendo alinhado com a espinha dorsal.
No salmão, as espinhas do meio estão escondidas dentro do peixe, só com uma pequena e invisível pontinha de fora. Passe a mão lentamente pelo peixe cru – quando sentir um arranhão, é porque está lá uma espinha escondida. Depois, convém retirar as espinhas com cuidado para elas não se partirem.
Modo de Preparo
DICAS PARA ELIMINAR O ODOR E O GOSTO DE BARRO NO PEIXE:
Para preparar, limpe os peixes e tempere com o limão e o tempero completo, deixe marinando por cerca de uma hora. Depois de marinados, disponha as rodelas de batata e tomates em uma assadeira, coloque os peixes por cima e leve os peixes ao forno por 20 minutos. A forma poderá ser untada com óleo ou azeite.
Modo de Preparo: Numa tigela, junte a farinha de trigo, o fubá e o amido de milho (Maizena). Empane o peixe nessa mistura e depois leve para fritar em óleo quente. Acomode o peixe em papel toalha para tirar o excesso de óleo. Sirva em seguida.
Modo de Preparo - Pirão
Escolhendo a frigideira Para que a comida não grude, você precisa investir em uma frigideira com um bom antiaderente. Dessa forma, você só vai precisar de um pouquinho de azeite ou óleo espalhado nela. Se o antiaderente deixar a desejar, você vai precisar de um pouco mais de óleo para que o peixe não grude.
A carne do peixe possui pouca gordura e uma quantidade elevada de proteína. Quando proteínas frias são postas em contato com o metal e aquecidas, formam-se ligações químicas que são extremamente difíceis de romper. A proteína vira uma cola.