Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança ...
Tabernáculo de São Jorge
Entre os anos de 1443 e 1450, foi para a cidade de Pádua, onde esculpiu uma de suas grandes obras, a primeira estátua equestre em bronze, desse período, para o centro da Piazza del Santo, representando Erasmo de Narni, que ficou conhecida como “Gattamelata”.
13 de dezembro de 1466
Pintor
1386
13 de dezembro de 1466
80 anos (1386–1466)
República Florentina
Donatello: Significa "dado", "sociável", "comunicativo". Sendo um nome italiano, ele é o diminutivo de Donato, o qual tem origem no latim atrasado Donatus que significa "dado".
Florença
São Marcos é uma estátua de mármore, da autoria de Donatello, com aproximadamente 2,35 metros de altura, que está em exposição no museu da Igreja de Orsanmichele de Florença, Itália. ... O nicho em si não era a mão de Donatello, mas criado provavelmente por dois pedreiros nomeados Perfetto di Giovanni e Albizzo di Pietro.
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. ... A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em múltiplas obras mestras.
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
De uma forma geral, na pintura predomina a técnica do óleo por oposição ao fresco, o que propiciou que as obras pictóricas se tornassem mais móveis. Proliferam também os retratos.
Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista. Misturando, ao invés de contrastar, linhas melódicas na textura musical.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
A música renascentista evoluiu a partir das bases da música medieval, e ao longo do período não se observam bruscas quebras de continuidade, mas sim uma prolongada e gradual transição de um predomínio absoluto da linha melódica horizontal, de ritmos livres, dependentes apenas da prosódia do texto, e desenvolvida sobre ...
A arquitetura renascentista se materializou durante o período do renascimento, entre os séculos XIV e XVI, e tinha como princípios a proporção, a simetria, a regularidade e a simetria, ou seja, a base das obras realizadas nesse período se orientavam pela criação de espaços onde todos os ângulos visuais, eram ...
O estilo renascentista enfatiza a simetria, a proporção, a geometria e a regularidade das partes, como são demonstradas na arquitetura da antiguidade clássica e, em particular, na arquitetura romana antiga, da qual muitos exemplos permaneceram.
Construções renascentistas. A utilização de três tipos de ordem de colunas gregas (a dórica, a jônica e a coríntia) substitua os pilares medievais. Seu uso também tinha uma simbologia importante pois representava o homem, sendo a base o pé, a coluna o corpo e o capitel a cabeça.
Principais Arquitetos e Obras Renascentistas
Importante período cultural da História europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. ... A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.
As iluminuras retratam bem esse tipo de Arte. Já a Renascentista, se preocupa com o homem, desenha o homem como algo mais importânte, independente de seres superiores, no entanto, a Arte renascentista, desenha seres misticos (deuses gregos, anjos), porém, o homem atua como um ser central, mais importânte.