Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro, ouro puro. Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro. Daí, também, o termo ouro 750, mais usado na Europa.
As ligas de Ouro É justamente a quantidade dos outros metais adicionados ao ouro que vai determinar o teor do ouro: quando dizemos que uma aliança é de ouro 18k ou 750, afirmamos que aquela joia foi fabricada com 75% de ouro puro, e 25% de outros metais (liga).
É isso que explica o fato de o ouro ter sido o investimento com maior rentabilidade em 2020. De acordo com ranking feito pelo banco BTG Pactual, o metal se valorizou — incríveis — 55,9% em reais.
Investir em ouro é indicado, principalmente, para investidores com perfil arrojado que pensam em longo prazo e buscam diversificar a carteira de investimento com um ativo mais seguro para momentos de crise. Em geral, é indicado uma alocação de 5 a 10% de ouro no total de sua carteira.
Características dos Fundos de Investimento em Ouro