Para calcular a força peso, utiliza-se a seguinte fórmula:
Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar. Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc.
A força resultante é a soma vetorial de todas a forças que atuam em um único corpo. De acordo com a primeira Lei de Newton, quando a força resultante é nula: a) o corpo certamente está em repouso.
Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional.
Assim, em exercícios de cinemática, os conceitos mais comuns são velocidade, deslocamento e aceleração. Já em exercícios de dinâmica, força, massa e aceleração são os elementos que se destacam.
A Força é uma grandeza vetorial, ou seja, possui direcção e sentido, ela caracteriza a acção de um corpo sobre outro que tem como efeito uma deformação ou uma alteração na sua velocidade no corpo em que atua.