Prazo estipulado por LEI De acordo com o Tribunal Regional, o INSS tem o prazo de 45 dias para realizar suas perícias médicas, se este prazo for descumprido o benefício deverá ser concedido automaticamente ao segurado.
A perícia médica é utilizada pelo INSS, no âmbito administrativo, e na Justiça Federal, no âmbito Judicial, para apurar se o segurado realmente está incapacitado ao labor perante a doença que possui.
Como funciona a perícia judicial Desde um simples documento de declaração que atesta a capacidade (ou incapacidade) que o médico deve emitir, até o procedimento de uma eficiente avaliação pericial. ... Na verdade, o médico escolhido pelo juiz, pode ou não, aceitar este encargo.
É solicitado através de um juiz caso seja necessário, para obter mais esclarecimento da situação da pessoa envolvida. É bom se ter uma avaliação psicológica. Você pode solicitar a um profissional da psicologia. Marque uma consulta, tenho agenda disponível.
Atestados e laudos médicos que descrevam a condição de saúde do segurado, com diagnóstico e tratamentos; Exames, de sangue ou de imagem; Receitas médicas; Carta da empresa declarando o último dia de trabalho do segurado (quando se trata de profissionais empregados).
Solicitar Cópia de Laudo Médico Pericial
Qual a validade do laudo médico? É válido por 90 dias o laudo para a perícia médica do INSS, com isso é necessário que o paciente esteja com suas documentações regularizadas para não ter dores de cabeça.
Nesta perícia o médico do órgão vai analisar o estado de saúde do segurado através de exames clínicos e da documentação sobre doenças e acidentes. Sendo assim o perito poderá atestar a capacidade ou a incapacidade do trabalhador para dar uma continuidade às suas atividades laborais.
A falta de exames médicos pode prejudicar o deferimento do seu benefício. Isso porque o perito muitas vezes não consegue dar um diagnóstico preciso do tempo da sua incapacidade laborativa, resultando no indeferimento do seu benefício.
13 perguntas sobre as perícias médicas do INSS
A avaliação social, realizada pelos Assistentes Sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilita um olhar ampliado sobre a deficiência, compreendo-a como um problema social e rompendo com o paradigma de que deficiência é um tema que diz respeito apenas ao saber biomédico.
Pessoas com deficiência começam a ter avaliação social para aposentadoria. ... Esse benefício é concedido ao segurado com deficiência intelectual, mental, física ou visual, de acordo com a avaliação pericial do INSS para comprovação da deficiência e do grau.
A visita domiciliar exige do profissional uma preparação antecipada para que seja realizada com seus os objetivos definidos. ... Com um olhar atento o assistente social busca atingir a meta da visita, empregando os instrumentais, a observação e a entrevista.
O benefício de aposentadoria por invalidez pode ser concedido já na primeira perícia e não precisa, necessariamente, que o segurado esteja recebendo o auxílio-doença. A diferença entre os dois benefícios consiste na questão da natureza da incapacidade.
O Governo entende que os requerentes do Auxílio Doença e o BPC para deficientes não estão de má-fé e, desse modo, não vão cobrar nenhum tipo de restituição caso o benefício seja negado.