Uma pirâmide de base hexagonal possui 12 arestas e 7 vértices.
A base desse prisma é um hexágono regular, e esse, visto de cima, fica: Observe que os triângulos formados no interior do hexágono são equiláteros, logo, a área do hexágono é dada por seis vezes a área do triângulo equilátero.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Pentagonal: sua base é um pentágono, composta de seis faces: cinco faces laterais e a face da base. Pirâmide Hexagonal: sua base é um hexágono, composta de sete faces: seis faces laterais e face da base.
· Pirâmide de Base Hexagonal: Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices.
Como trata-se de um prisma hexagonal, então cada vértice dos hexágonos será um vértice do prisma. Logo, o prisma hexagonal possui 6 + 6 = 12 vértices. Por fim, as arestas são os encontros das faces. Portanto, existem 12 + 6 = 18 arestas.
Recorte o modelo da pirâmide com base hexagonal com uma tesoura. Dobre todas as linhas do modelo. Tente montar a pirâmide com base hexagonal antes de pôr cola para percebe onde se encaixa cada aba. Ponha cola em uma das abas e cole-a no lugar correspondente.
A área total da pirâmide hexagonal será igual a soma da área do hexágono mais 6 vezes a área do triângulo de base 8 e altura 8√3.